Acesso e qualidade dos serviços públicos na UE: um debate sobre a melhoria da qualidade de vida

Um evento conjunto organizado pelo Eurofound e Comité Económico e Social Europeu (CESE) em cooperação com a Presidência Búlgara do Conselho da União Europeia.

No passado mês de março, o Eurofound e o Comité Económico e Social Europeu, sob a bandeira da Presidência Búlgara da UE, reuniram mais de 80 representantes dos parceiros sociais, instituições da UE, representantes nacionais e regionais, profissionais, sociedade civil e académicos para debater os principais temas destacados no Inquérito Europeu sobre a Qualidade de Vida do Eurofound, focado no acesso e qualidade dos serviços públicos. Coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, o evento foi ocasião oportuna para salientar as diferenças que surgem nos resultados entre géneros, bem como os crescentes desafios na conciliação entre o trabalho e a vida privada.

Tal como foi descrito no relatório geral do inquérito, os resultados demonstram um progresso geral nas três áreas chave – qualidade de vida, qualidade da sociedade e qualidade dos serviços públicos na maioria dos 28 Estados-Membros da UE. Desde o inquérito de 2011, os níveis de optimismo e a satisfação com os padrões de vida aumentaram e outros indicadores da qualidade de vida regressaram aos valores anteriores à crise. No entanto, persistem desigualdades e crescentes incertezas, por exemplo, em relação à exclusão social e pessoas com baixos rendimentos. Embora este grupo refira melhorias, estas são inferiores no que se refere à qualidade dos serviços públicos. As diferenças entre países, género, idade e grupos de rendimento são particularmente evidentes.