Políticas Europeias de Formação Profissional – Programa Erasmus+

O programa Erasmus+ tem por objetivo reforçar as competências e a empregabilidade, bem como modernizar a educação, a formação e a animação de juventude.

O programa, que abrange um período de sete anos, disporá de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 40% em relação aos níveis de despesa atuais, em consonância com o compromisso assumido pela UE de investir nesta área.

O Erasmus+ dará a oportunidade a mais de quatro milhões de europeus de estudar, seguir uma ação de formação, adquirir experiência de trabalho ou fazer um voluntariado no estrangeiro.
O Erasmus+ apoiará o estabelecimento de parcerias transnacionais entre instituições e organizações de ensino, formação e juventude, tendo em vista fomentar a cooperação e aproximar os mundos do ensino e do trabalho, a fim de colmatar as lacunas existentes em termos de competências na Europa.

O programa apoiará também as medidas tomadas a nível nacional para modernizar os sistemas de educação, formação e animação de juventude. No domínio do desporto, serão apoiados projetos relacionados com o desporto de base e medidas destinadas a fazer face a problemas transfronteiras à integridade da prática desportiva, como a luta contra o falseamento dos resultados dos jogos, a dopagem, a violência e o racismo.

O Erasmus+ reúne sete programas da UE já existentes no domínio da educação, da formação e da juventude. Pela primeira vez, será apoiado também o desporto. Enquanto programa integrado, o Erasmus+ oferece mais oportunidades de cooperação nos setores da educação , da formação , da juventude e do desporto . Além disso, as condições de participação e de financiamento foram simplificadas em relação aos programas anteriores.