Erasmus+

Programa Erasmus+

O que é o Programa Erasmus+

O Erasmus+ é o Programa de apoio à educação, formação, juventude e desporto, na Europa.

Dispondo de um orçamento de 14,7 mil milhões de euros, tem como objetivo contribuir para a implementação da Estratégia Europa 2020  e para a consecução dos objetivos EF2020.

Dá a oportunidade a mais de quatro milhões de europeus de estudar, ter formação e adquirir experiência de trabalho ou fazer voluntariado no estrangeiro.

Promove o desenvolvimento sustentado dos seus parceiros no domínio do ensino superior.

Contribui para a consecução dos objetivos da Estratégia Europeia para a Juventude.

Ações do Programa Erasmus+

No domínio específico da educação e da formação, o Programa Erasmus+ está estruturado nas seguintes Ações:

  • Ação-Chave 1: mobilidade individual

Apoio à mobilidade de aprendentes e de pessoal para participação em experiências de aprendizagem e/ou profissionais noutro país.

  • Ação-Chave 2: cooperação para a inovação e o intercâmbio de boas práticas

Apoio, designadamente: a Parcerias Estratégicas transnacionais para promover a inovação, o intercâmbio de experiências e o saber-fazer entre diferentes organizações; a Alianças de Competências Sectoriais para conceção e desenvolvimento de currículos, programas e metodologias de ensino e de formação profissional com base nas tendências de um sector específico da economia e nas competências necessárias para trabalhar em um ou mais domínios profissionais; a Plataformas Digitais que garantam espaços de cooperação virtual entre diferentes atores dentro e fora da Europa.

  • Ação-Chave 3: apoio à reforma das políticas

Apoio, designadamente, à promoção do conhecimento tendo em vista a definição e o follow-up de políticas bem fundamentadas, a iniciativas para estimular a inovação nas políticas e aos instrumentos europeus.

 

Para mais informação consultar Programa Erasmus+