O que é a DOT?

A DOT (Dados das Organizações do Trabalho) é a base de dados das organizações sindicais e de empregadores portuguesas, sediadas no território do Continente e registadas, desde 1975, na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), o serviço com competência para a prática dos atos relativos às organizações representativas de trabalhadores e de empregadores, atribuídos por lei ao ministério responsável pela área laboral.

Como se pesquisa na DOT?

Os dados relativos às organizações sindicais e de empregadores podem ser pesquisados por (uma ou mais opções em simultâneo):

A opção "Exportar resultados em Excel" permite obter um ficheiro com a lista de resultados de uma pesquisa, incluindo ainda os seguintes atributos (nos casos em que existam):

Os dois gráficos seguintes mostram o número de organizações sindicais e de empregadores ativas, por ano e tipo, de 1996 à atualidade.

Qual o objetivo da DOT?

O objetivo da DOT é agregar e disponibilizar informação pública relevante, até agora dispersa, a investigadores, serviços públicos, parceiros sociais, empresas e cidadãos em geral. Deste modo, pretende-se contribuir para uma sociedade mais informada e transparente e para o aprofundamento do conhecimento sobre estas organizações.

A criação da DOT tem origem no Protocolo de Colaboração celebrado entre a DGERT e a equipa multidisciplinar do projeto de investigação  REP - Representatividade dos Parceiros Sociais e Governança Económica, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (ref.ª PTDC/SOC-SOC/29207/2017), entre 2018 e 2022, e liderado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.