Apoios de Fundos Comunitários

PLANO DE RECUPERAÇÃO E RESILIÊNCIA (PRR)

Na sequência dos impactos da pandemia, o Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de mitigação do impacto económico e social da crise, contribuindo para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e responder aos desafios da dupla transição climática e digital.

Este instrumento contém o Mecanismo de Recuperação e Resiliência, no qual se enquadra o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

O PRR prevê a implementação de um conjunto de reformas e investimentos que visam a retoma do crescimento económico sustentado do país, organizados em 20 Componentes agrupadas em torno de três dimensões estruturantes: a Resiliência, a Transição Climática e a Transição Digital.

No âmbito do PRR, a DGERT promoveu a seguinte iniciativa:

Programa de estágios profissionais na Administração Pública

Visa desenvolver as qualificações de estagiários com formação superior no seu primeiro contacto com o mercado de trabalho e beneficiar a transmissão e renovação de conhecimento institucional e intergeracional

Promoção do teletrabalho

Aquisição de meios de trabalho com vista a promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho em funções públicas, através do teletrabalho, como potenciador da melhoria da conciliação da vida pessoal, familiar e profissional.

Este apoio permitiu a aquisição de equipamentos para abranger cerca de 40 postos de trabalho, assim como, meios facilitadores de reuniões e eventos online.