Europass

O Europass (Decisão, de 18 de abril de 2018, do Parlamento Europeu e do Conselho) é uma plataforma digital europeia que integra um conjunto de ferramentas gratuitas, para ajudar as pessoas a gerirem as suas carreiras e a aprendizagem ao longo da vida.

As ferramentas do Europass são:

  • O Perfil Europass

Espaço pessoal gerido pelos utilizadores no qual podem registar os seus interesses, as suas experiências de trabalho e de aprendizagem, diferentes tipos de competências, publicações, prémios, experiências de voluntariado e experiências internacionais, bem guardar e partilhar os documentos comprovativos, tais como certificados, fotografias ou qualquer outro documento (biblioteca Europass).

A partir do Perfil, o utilizador, pode criar e alterar curriculum vitae (CV) e cartas de apresentação.

  • O teste de competências digitais

Conjunto de perguntas com base no Quadro Europeu de Competências Digitais, estruturado de forma a que o utilizador compreenda o seu nível de competências. No final do teste é produzido um relatório pormenorizado com a descrição do nível médio atingido, permitindo identificar pontos fortes e pontos fracos. A partir do resultado do teste é disponibilizado um roteiro de aprendizagem que permitirá ao utilizador identificar e, se assim o entender, frequentar formação que o ajudará a alcançar objetivos de aprendizagem específicos.

  • Os Documentos Europass
    • Suplemento ao Diploma

Apêndice ao diploma do ensino superior que fornece informações sobre as realizações pessoais do titular, incluindo as notas e os créditos obtidos num determinado curso e os conhecimentos que adquiriu. Contém informações sobre: o tipo e o nível de qualificação obtida; a instituição que atribuiu a qualificação; o conteúdo do curso e os resultados obtidos; o sistema de ensino nacional.

É emitido pelo estabelecimento de ensino superior que atribui o grau ou diploma.

    • Suplemento ao Certificado

Documento que permite aos empregadores e às instituições de ensino compreender o conteúdo da qualificação profissional obtida pelo seu titular. Descreve: o objetivo da qualificação; o nível de qualificação, os resultados de aprendizagem; o sistema de ensino e formação profissional (EFP) onde a qualificação foi obtida.

Para obter informações sobre emissão deve contactar a instituição de EFP onde foi concluída a qualificação.

    • Mobilidade Europass

Documento que descreve as competências desenvolvidas numa determinada experiência de mobilidade. Pode incluir informações sobre as funções e responsabilidades desempenhadas, bem como sobre as competências profissionais, linguísticas, digitais, organizacionais, de gestão e de comunicação adquiridas.

Para obter este documento, a instituição  de EFP de envio terá que se registar no respetivo Centro Nacional Europass. A organização de envio e a organização de acolhimento preencherão os documentos necessários. O documento será recebido pelo titular após conclusão da experiência de mobilidade.

  • As Credenciais Digitais Europeias para a Aprendizagem

São as declarações emitidas por uma organização a um aluno/formando documentando a sua aprendizagem, tais como, diplomas, transcrições de registos e uma ampla variedade de outros tipos de certificados. São multilingues e assinadas com um selo eletrónico exclusivo, o que permite que as instituições de ensino e formação as autentiquem, validem e reconheçam facilmente. Podem descrever e certificar:

    • Qualificações (por exemplo, certificados profissionais, diplomas universitários e outros certificados de aprendizagem).
    • Atividades (por exemplo, participação em aulas e em eventos de aprendizagem não formal).
    • Avaliações (por exemplo, transcrições de registos).
    • Direitos (por exemplo, de se inscrever em oportunidades de aprendizagem ou de exercer uma ocupação).

Têm a mesma validade legal que as credenciais em papel e são reconhecidas em todo o Espaço Europeu da Educação.

  • “Aprender na Europa”

Funcionalidade de apoio aos utilizadores na procura de oportunidades de aprendizagem e de desenvolvimento de competências nos vários estados membros.

  • “Trabalhar na Europa”

Funcionalidade de apoio aos utilizadores na procura de oportunidades de trabalho nos vários estados membros.

(Para mais informação consultar Europass )