Sistema de antecipação de necessidades

O Sistema de Antecipação de necessidades de Qualificação (SANQ) é um instrumento de identificação de necessidades de qualificações e de áreas e saídas profissionais prioritárias, criado e gerido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), tendo em vista produzir orientações para a definição da rede de oferta formativa e para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ). Comporta, assim, uma dimensão de diagnóstico e uma dimensão de planeamento, estruturadas com base na nomenclatura das unidades territoriais para fins estatísticos (NUT), nos seguintes níveis:

  • Nível macro de base (NUT I – Continente) com atualização a cada três anos.
  • Nível intermédio constituído pela “leitura regional” do nível macro, por NUT II: Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa (Área Metropolitana) e Norte.
  • Nível de aprofundamento regional que trabalha a informação gerada a nível macro, a partir de cada município, permitindo uma abordagem específica ao contexto regional e sub-regional das duas áreas metropolitanas (AM) de Lisboa e do Porto e das vinte e uma Comunidades Intermunicipais (CIM) de Portugal Continental, as quais são responsáveis pelo desenvolvimento deste nível (módulo de aprofundamento), segundo orientações da ANQEP.

A componente de diagnóstico tem como objetivo identificar as dinâmicas económicas e do mercado de trabalho que influenciam a procura de qualificações, a curto e médio prazo, no contexto das diferentes unidades territoriais (nacional, regional, sub-regional e municipal).

O diagnóstico resulta na atribuição de um nível de relevância para o mercado de trabalho a cada uma das qualificações de nível 2, 4 e 5 do QNQ integradas no CNQ. Este nível é atribuído com base em informação:

  • Quantitativa retrospetiva: peso e variação da qualificação no emprego; intensidade e risco de saturação da oferta formativa.
  • Quantitativa prospetiva: projeção do volume de emprego na qualificação; variação do emprego na profissão; estimativa total de vagas na profissão; inquérito aos empregadores sobre tendências de evolução, novas vagas, dificuldades de recrutamento e outras competências (inquérito aos empregadores realizado pelo Instituto Nacional de Estatística)
  • Qualitativa: estudos de âmbito regional e setorial (análise documental); apostas estratégicas para a competitividade, necessidades de qualificações, prioridades no ajustamento (focus group); tendências de mudança, necessidades de competências (entrevistas).

A relevância para o mercado de trabalho de cada qualificação pode variar ente 1 (nível mais baixo) e 10 (nível mais elevado).

A componente de planeamento tem como objetivos:

  • Produzir recomendações e propostas de orientação anuais para a definição da rede de oferta formativa de qualificações dos níveis 2, 4 e 5 do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ).
  • Identificar potenciais qualificações futuras, bem como necessidades de ajustamento nas existentes, permitindo a atualização dinâmica do CNQ.
  • Constituir uma rede nacional, regional e local de oferta formativa concertada entre as diferentes partes interessadas (autoridades educativas e formativas, empregadores, entidades formadoras, etc.).

Esta componente desenvolve-se a partir da análise e tomada de decisão pelas diferentes partes interessadas de cada território, com base na relevância de cada qualificação para o mercado de trabalho.

(Para mais informação consultar relevâncias do SANQ).