A DGERT tem como missão:
- apoiar a conceção das políticas de emprego, formação profissional;
- coordenar o sistema de regulamentação de profissões e o reconhecimento de qualificações profissionais;
- certificação das entidades formadoras;
- relações laborais e condições de trabalho, incluindo a segurança e saúde no trabalho;
- promoção do diálogo social;
- o acompanhamento das relações laborais;
- e o fomento da contratação coletiva.
A DGERT visa consolidar-se como uma entidade de referência no acompanhamento das relações laborais e na prevenção de conflitos coletivos de trabalho, no apoio à definição de políticas públicas nas áreas das relações e condições de trabalho, do emprego e da formação profissional.
No desenvolvimento das suas atividades, adota os seguintes valores quanto à sociedade em geral e quanto à sua cultura organizacional:
Diálogo, Transparência, Confiança, Compromisso, Responsabilidade
Política de qualidade
A política de qualidade da DGERT é norteada pelos seguintes princípios básicos:
- Satisfação de quem procura os seus serviços, procurando dar respostas às suas necessidades no âmbito das politicas do emprego e do trabalho;
- Satisfação dos seus trabalhadores e trabalhadoras, promovendo a sua integração e o seu envolvimento ativo na organização e proporcionar as condições que contribuem para a sua motivação e para um desempenho eficaz.
A prossecução das atribuições da DGERT deve, assim, aliar uma gestão eficaz e eficiente ao cumprimento dos objetivos definidos, à prestação de serviços de qualidade exemplar e à satisfação dos seus interlocutores.