Programa Erasmus+

O que é o Programa Erasmus+

O Programa Erasmus+ (Decisão, de 21 de maio, do Parlamento Europeu) é o programa europeu de apoio à educação, formação, juventude e desporto, para o período 2021 a 2027, e visa potenciar o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos, para o reforço da identidade europeia, do crescimento sustentável, da coesão social e da empregabilidade.

Promove o trabalho das organizações no âmbito de parcerias europeias ou internacionais com um vasto leque de intervenientes públicos e privados e fomenta a partilha de conhecimento e a inovação nas áreas da educação, formação, juventude e desporto.

Dispondo de um orçamento indicativo global de mais de 26 mil milhões de euros, dá a milhões de europeus a oportunidade de estudar, estagiar, ter formação e ganhar experiência no exterior. Não se destina apenas a estudantes, estando aberto a todas as pessoas e organizações ligadas às áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto e a todos os públicos nos campos da educação e da formação, formais ou não formais.

Objetivos do Programa Erasmus+

O objetivo geral do Programa Erasmus+ é apoiar, através da aprendizagem ao longo da vida, o desenvolvimento educativo, profissional e pessoal dos indivíduos nos domínios da educação, da formação, da juventude e do desporto na Europa e mais além, contribuindo assim para o crescimento sustentável, o emprego de qualidade e a coesão social, bem como para impulsionar a inovação e reforçar a identidade europeia e a cidadania ativa.

No domínio específico da educação e formação, visa promover a mobilidade individual e de grupo para fins de aprendizagem, assim como a cooperação, a qualidade, a inclusão e equidade, a excelência, a criatividade e a inovação a nível das organizações e das políticas.

Ações-Chave do Programa Erasmus+ no domínio da educação e formação

O Programa Erasmus+ está estruturado nas seguintes Ações:

  • Ação-Chave 1: mobilidade individual

Inclui oportunidades para alunos, estudantes, estagiários assim como para docentes, formadores, pessoal de instituições de ensino e de organizações da sociedade civil, para participarem numa experiência de aprendizagem, e/ou profissional ou de ensino noutro país. Inclui também oportunidades de aprendizagem de línguas para os participantes em atividades de mobilidade.

  • Ação-Chave 2: cooperação entre organizações e instituições

Inclui designadamente, parcerias para a cooperação (parcerias de cooperação e parcerias de pequena dimensão); parcerias para a excelência (centros de excelência profissional e academias de professores), parcerias para a inovação (alianças para a inovação) e projetos de reforço de capacidades (no domínio do ensino superior e no setor do ensino e formação profissionais (EFP)).

  • Ação-Chave 3: apoio ao desenvolvimento de políticas e à cooperação

Inclui a realização de experiências de políticas europeias, provas e conhecimentos sobre sistemas e políticas, transparência e reconhecimento de aptidões e qualificações e cooperação com organizações internacionais.

Para mais informação consultar Programa Erasmus+