Centros de formação do IEFP

A rede de centros do IEFP é constituída por centros de emprego e formação profissional, de gestão direta, e por centros de formação de gestão participada criados por protocolo celebrado com os Parceiros Sociais (Associações Patronais, Sindicais e Profissionais).

Os centros de emprego e formação profissional têm, no âmbito específico da formação profissional e da sua relação com o emprego, as seguintes competências:

  • Potenciar o ajustamento entre a procura e a oferta de emprego e de formação profissional, visando a promoção do emprego e o desenvolvimento de competências adequadas às necessidades das pessoas e das organizações.
  • Incentivar as autarquias e demais entidades públicas, as organizações de empregadores e de trabalhadores e outras instituições vocacionadas para o desenvolvimento local, no sentido de serem consideradas, na sua atuação, as problemáticas do emprego, da formação e da reintegração dos grupos sociais mais desfavorecidos.
  • Colaborar na deteção de necessidades locais de formação e integração profissional, propor a realização de ações adequadas e assegurar o acompanhamento e apoio necessários.
  • Apoiar e dinamizar a realização de programas de formação profissional, de criação de emprego, de autoemprego e de empresas.
  • Encaminhar os utentes para os centros de formação profissional de gestão participada, outras entidades formadoras certificadas, empresas e organizações da economia social, tendo em vista a obtenção de uma qualificação profissional e a integração no mercado de trabalho.
  • Programar, executar ou apoiar e avaliar ações de formação profissional inicial ou contínua, incluindo o reconhecimento, validação e certificação de competências, com vista à qualificação dos recursos humanos, à promoção do emprego, à valorização das empresas e ao desenvolvimento socioeconómico regional e local.
  • Proporcionar serviços de informação e orientação profissional, tendo em conta os públicos prioritários, designadamente os jovens, os desempregados de longa duração, as mulheres, os grupos sociais desfavorecidos e os ex-formandos.
  • Assegurar a informação sobre a inserção na vida ativa dos seus ex-formandos, avaliando a adequação e impacte das ações desenvolvidas.
  • Proporcionar serviços de apoio aos formandos, designadamente no plano técnico pedagógico, social e administrativo, e dinamizar, em colaboração com outras entidades da região onde se inserem, atividades que promovam a sua plena inserção profissional e social.
  • Colaborar na avaliação técnico-pedagógica da formação ministrada por outras entidades na sua área de intervenção, assim como na certificação dos formadores, dos formandos e dos sistemas de formação.

Os centros de formação profissional de gestão participada têm uma natureza marcadamente setorial integrando-se em setores de atividade económica: alimentar; artesanato; calçado; comércio e serviços; cerâmica; construção civil e obras públicas; cortiça; eletrónica, energia, telecomunicações e tecnologias de informação; fundição; madeira e mobiliário; metalurgia e metalomecânica; ourivesaria e relojoaria; pescas e mar; reparação automóvel; têxtil, vestuário, confeção e lanifícios.

Os centros de formação da rede do IEFP, independentemente da respetiva tipologia, podem ter oferta nas diversas modalidades formativas do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ) destinada a jovens (cursos de aprendizagem, cursos de educação e formação) e a adultos, bem como outra formação à medida destinada a necessidades específicas de empresas e dos ativos (empregados, desempregados, à procura de emprego, etc.). Estas ofertas de formação podem estar ou não integradas em medidas ativas das políticas de emprego.

Os centros de formação podem ser sede de centros qualifica.

(Para mais informação consultar rede de centros).