Comvida

ComVida – Sistema de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal da DGERT

Com a adesão, em 2019, ao Pacto da Conciliação que integra o Programa 3 em Linha, a DGERT comprometeu-se com a implementação de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, e com a sua certificação com base na norma portuguesa NP 4552:2016.

Na sequência desse compromisso foi criado o Programa ComVida – Sistema de Gestão da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal da DGERT.

 

O ComVida foi criado na convicção de que o elemento imprescindível de uma organização são as pessoas que nela colaboram e que a promoção da sua satisfação, motivação e bem-estar, gera resultados muito positivos na produtividade e na qualidade do trabalho que desenvolvem, com reflexo, na prestação de serviços públicos mais eficientes e satisfatórios para o cidadão.

Tem como objetivos:

  • Promover a conciliação da atividade profissional com a vida pessoal e familiar
  • Valorizar os trabalhadores e o trabalho desenvolvido
  • Melhorar a organização e a gestão pública na DGERT

A Política de Conciliação manifesta o compromisso assumido pela DGERT com a concretização do ComVida enquanto instrumento de gestão e criação de valor do capital humano da organização e com a implementação do sistema de gestão da conciliação.


Medidas de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

No âmbito do ComVida estão implementadas ou em curso um conjunto de medidas de conciliação, dirigidas às necessidades manifestadas pelas partes interessadas no Sistema, que visam facilitar o quotidiano laboral de quem trabalha na DGERT, com reflexo nas outras dimensões de vida:

  • Promoção do teletrabalho
  • Promoção da política de “pausa digital” e “luzes apagadas”
  • Distribuição de equipamento informático e tecnológico de apoio ao trabalho presencial e remoto
  • Melhoria das condições dos espaços de trabalho e comuns, através de obras de requalificação
  • Incentivo à prática de separação e reciclagem de resíduos, através da aquisição de contentores apropriados
  • Criação de espaço de convívio e pausa nas instalações (em projeto)
  • Programa de acolhimento de novos colaboradores e promoção da comunicação interna e conhecimento da organização
  • Comemoração de dias ou eventos especiais, com envolvimento de trabalhadores e famílias
  • Promoção de eventos lúdicos e de incentivo à prática desportiva
  • Integração no Plano de formação, de ações sobre conciliação e outros temas de desenvolvimento pessoal
  • Promoção da participação em ações de informação/sensibilização sobre temas do interesse dos trabalhadores
  • Estabelecimento/informação sobre protocolos com benefícios para os trabalhadores


Envolvimento e comunicação

O envolvimento de todas as partes interessadas no ComVida-SGC é fundamental e a comunicação é o instrumento privilegiado para promover e concretizar a máxima de que “o ComVida é de todos, para todos”.

O Grupo da Conciliação, que integra colaboradores das várias áreas da DGERT, e a comunicação através do email ComVida, das publicações regulares e da distribuição do Kit ComVida, são veículos de ligação de proximidade com os principais beneficiários desta iniciativa, os trabalhadores e as suas famílias.


Certificação

Cumprindo o compromisso assumido na assinatura do Pacto para a Conciliação, o ComVida-SGC foi certificado pela norma NP 4552: 2016 em Maio de 2022.  A DGERT está certa de que este reconhecimento traduz a crença de que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é o caminho para uma melhor e mais eficiente organização e para promover o bem-estar, satisfação e motivação de quem nela trabalha e a qualidade dos serviços públicos prestados.

 

Certificado DGERT_4552_IPAC_22

 

A implementação e a certificação do ComVida foram apoiadas financeiramente através de uma candidatura ao programa SAMA, no âmbito do Compete 2020.