Comvida

ComVida – Sistema de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal da DGERT

Com a adesão, em 2019, ao Pacto da Conciliação que integra o Programa 3 em Linha, a DGERT comprometeu-se com a implementação de um sistema de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal, e com a sua certificação com base na norma portuguesa NP 4552:2016.

Na sequência desse compromisso foi criado o Programa ComVida – Sistema de Gestão da conciliação da vida profissional, familiar e pessoal da DGERT.

O ComVida-SGC é assumido como um instrumento de gestão, reconhecimento e valorização dos trabalhadores, orientado para as suas necessidades e comprometido com o princípio da igualdade de género, que materializa os objetivos da DGERT neste âmbito:

  • Promover satisfação, motivação, bem-estar e melhor qualidade de vida profissional, familiar e pessoal aos seus trabalhadores e trabalhadoras
  • Garantir produtividade e qualidade do trabalho
  • Prestar um bom serviço ao cidadão


Política de Conciliação

A Política de Conciliação revista em 2023, manifesta o compromisso assumido pela DGERT com a concretização do ComVida-SGC e com a sua certificação pela norma NP4552.

Este compromisso foi reforçado com a assinatura, em março de 2023, da Carta de Compromisso para a Conciliação, no âmbito do Projeto Conciliar+ , dinamizado pela Rede por Todos – Rede do MTSSS para a Sustentabilidade


Medidas de conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

No âmbito do ComVida-SGC estão implementadas ou em curso um conjunto de medidas de conciliação, dirigidas às necessidades manifestadas e que visam facilitar o quotidiano laboral de quem trabalha na DGERT, com reflexo nas outras dimensões de vida:

Boas práticas laborais

  • Promoção do teletrabalho
  • Política de “pausa digital” e “luzes apagadas”
  • Distribuição de equipamento informático e tecnológico de apoio ao trabalho presencial e remoto
  • Melhoria das condições dos espaços de trabalho e comuns e incentivo à separação e reciclagem
  • Comemoração de dias ou eventos especiais da DGERT

Apoio e desenvolvimento profissional

  • Integração no Plano de formação, de ações sobre conciliação e outros temas de desenvolvimento pessoal
  • Participação em ações de informação/sensibilização sobre temas do interesse dos trabalhadores
  • Programa Co-Laborar – acolhimento de colaboradores e promoção da comunicação e conhecimento interno

Serviços e benefícios

  • Criação de espaço de convívio e pausa nas instalações
  • Iniciativa ComVida a Caminhar – promoção da atividade física
  • Eventos lúdicos em grupo, com envolvimento das famílias – evento de Natal, Piquenique das Famílias, iniciativa Um Dia Feliz
  • Estabelecimento/informação sobre protocolos com benefícios para os trabalhadores


Envolvimento e comunicação

O envolvimento de todas as partes interessadas no ComVida-SGC é fundamental e a comunicação é o instrumento privilegiado para promover e concretizar a máxima de que “o ComVida é de todos, para todos”.

O Grupo da Conciliação, que integra colaboradores das várias áreas da DGERT, e a comunicação através do email ComVida, das publicações regulares e da distribuição do Kit ComVida, são veículos de ligação de proximidade com os principais beneficiários desta iniciativa, os trabalhadores e as suas famílias.


Certificação

Cumprindo o compromisso assumido na assinatura do Pacto para a Conciliação, o ComVida-SGC foi certificado na norma NP 4552: 2016 em maio de 2022, tendo este reconhecimento sido revalidado em maio de 2023.

Para a DGERT a certificação traduz a crença de que a conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal é o caminho para uma melhor e mais eficiente organização e para promover o bem-estar, satisfação e motivação de quem nela trabalha e a qualidade do serviço público prestado.

 

Certificado DGERT_4552_IPAC_2023

 

A implementação e a certificação do ComVida foram apoiadas financeiramente através de uma candidatura ao programa SAMA, no âmbito do Compete 2020.  Consulte a ficha de projeto.