Refernet

ReferNet

A ReferNet é uma rede Europeia especializada em ensino e formação profissional (EFP) criada em 2002 pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (Cedefop). Tem por missão reunir, analisar e disponibilizar informação no âmbito do EFP, nomeadamente a evolução dos sistemas e das políticas nacionais nos 28 Estados-Membros da UE, Islândia e Noruega; promover sua visibilidade, bem como as atividades e trabalhos realizados pelo Cedefop.

Os 30 membros da rede são designados por parceiros nacionais da ReferNet e cada um representa uma instituição de referência na área de EFP do seu país. Deste modo estão particularmente bem posicionados para partilhar informação relevante e atual sobre EFP no seu país e sobre as suas diferentes vertentes, tais como: missão, modelo de governação, oferta de programas de EFP, estrutura das qualificações de EFP, intervenientes, mecanismos de controlo de qualidade.

Em Portugal, a ReferNet é coordenada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) desde 2006.

As atividades da ReferNet são co-financiadas pelo Cedefop e pelos Estados-Membros numa base anual e no âmbito de um acordo-quadro de parceria. As atividades são de benefício comum para os países participantes e para o Cedefop.