21.ª Conferência Internacional dos Estaticistas do Trabalho

O principal fórum para estatísticas do trabalho, que se realiza a cada cinco anos, acaba de comemorar o seu centenário.  A 21.ª Conferência Internacional dos Estaticistas do Trabalho (CIET), teve lugar de 11 a 20 de outubro,  e adotou novas normas para medir o emprego informal,  o que permitirá aos Estados Membros na recolha de dados e a conceber políticas mais eficazes para os trabalhadores e trabalhadoras da economia informal.

Foram ainda adotadas três resoluções (alterações) para alinhar as normas existentes com os recentes desenvolvimentos no mundo do trabalho: medição do rendimento relacionado com o trabalho (adotada na 16.ª CIET); estatísticas sobre o rendimento e a despesa das famílias (adotada na 17.ª CIET); e, estatísticas sobre o trabalho e emprego (adotada na 19.ª CIET).

Por último, a conferência acordou em prosseguir os trabalhos futuros sobre a atualização da classificação das profissões, a migração laboral, o trabalho em plataformas digitais e as competências, e, ainda, o trabalho de prestação de cuidados.

Para mais informações:

Fonte: OIT