Reunião de Arranque do Projeto “Promoção das Políticas de Conciliação e Igualdade entre Mulheres e Homens no Mercado de Trabalho”
Destaques
Uma nova nota informativa da Organização Internacional do Trabalho (OIT), intitulada “Closing the Gender Gap in Paid Parental Leaves”, publicada por ocasião do 25.º aniversário da Convenção n.º 183, sobre a Proteção da Maternidade, 2000, revela uma disparidade global significativa entre os direitos de mulheres e homens no acesso à […]
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) comunicou, mediante avisos prévios, à empresa CTT – Correios de Portugal, S.A. que os trabalhadores dos Centros de Distribuição Postal (CDP) 4100 - Porto e 4200 - Porto, farão greve das 0h00 do dia 30 de junho às 24h00 do dia 1 de julho de 2025.
A 113.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que reuniu mais de 5.400 delegados dos 187 Estados-Membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT), concluiu os seus trabalhos no dia 13 de junho. A sessão ficou marcada por avanços significativos no desenvolvimento normativo e no reforço das políticas internacionais de promoção […]
Divulgação do Webinar | Poder da Tecnologia – Ferramentas Digitais para um dia a dia mais eficiente numa Entidade Formadora
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os alcançar, para a greve declarada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) para os trabalhadores Unidade Local de Saúde Lisboa de Ocidental, E.P.E. (ULSLO) e da Unidade Local de Saúde de Loures-Odivelas, E.P.E. (ULSLOD), para o período entre os dias 6 de junho e 31 de dezembro de 2025.
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT) comunicou, mediante aviso prévio, à empresa CTT – Correios de Portugal, S.A. que os trabalhadores dos Centros de Distribuição Postal (CDP) 3260 - Figueiró dos Vinhos e 3320 - Pampilhosa da Serra, farão greve das 00h00 do dia 11 de junho às 24h00 do dia 13 de junho de 2025.
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) iniciou hoje a 113.ª sessão da Conferência Internacional do Trabalho, que tem lugar no Palácio das Nações, em Genebra, até ao próximo dia 13 de junho de 2025. Durante duas semanas, os representantes dos governos, dos trabalhadores e dos empregadores de 187 Estados membros […]
No passado dia 14 de maio, por iniciativa conjunta da Diretora-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, Dr.ª Ana Couto de Olim, e da Diretora do Escritório da OIT-Lisboa, Dr.ª Mafalda Troncho, realizou-se uma sessão preparatória para a participação da delegação nacional à 113.ª sessão da Conferência Internacional do […]
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os alcançar, para a greve declarada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) para os trabalhadores IPO de Lisboa, a ULS de Lisboa Ocidental, a ULS de Loures-Odivelas, a ULS de Almada-Seixal, a ULS Arrábida, a ULS do Estuário do Tejo e a ULS da Lezíria, para o dia 16 de maio de 2025.
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os alcançar, para a greve declarada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) para a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), para o dia 16 de maio de 2025.
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os alcançar, para a greve declarada pelo Sindicato Nacional dos Trabalhadores dos Serviços e de Entidades com Fins Públicos (STTS) para os trabalhadores do IPO do Porto, da ULS de S. João, do IPO de Coimbra, da ULS de Viseu Dão-Lafões, da ULS do Baixo Mondego, da ULS da Região de Aveiro, da ULS de Coimbra, da ULS de Matosinhos e da ULS de Santo António, para o dia 16 de maio de 2025.
O STAD - Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Atividades Diversas comunicou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores da empresa ARISTEA, Future Ready Services, Lda., afetos à prestação de serviços de limpeza nos Hospitais de S. Francisco Xavier, Egas Moniz e Santa Cruz, irão fazer greve no dia 5 de maio de 2025.
A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal – FESAHT e o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve – STIHTRSA, comunicaram, mediante avisos prévios, que os trabalhadores das empresas associadas na Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP, a prestar serviço nas cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados, locais onde as empresas do setor da alimentação prestam serviço, farão greve no dia 1 de maio de 2025.