O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte – STIHTRSN, comunicou, mediante aviso prévio, que os trabalhadores das empresas associadas na Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP, a prestar serviço nas cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados, locais onde as empresas do setor da alimentação prestam serviço, farão greve de dia 1 de fevereiro de 2026 a 2 de janeiro de 2027, ao trabalho suplementar e ao trabalho prestado em dia feriado.
Destaques
OIT - Acordos Transnacionais de Empresa em 2025 centraram-se nos direitos fundamentais, na segurança no trabalho e na diligência devida
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou o relatório Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo – Tendências 2026, que analisa a evolução recente e as perspetivas do mercado de trabalho a nível global. Este relatório indica que a taxa de desemprego global deverá manter-se em 4,9% em 2026, correspondendo […]
A Organização Internacional do Trabalho (OIT) disponibilizou uma nova publicação com vista a facilitar a terminologia relacionada com os direitos laborais, o comércio e as cadeias de abastecimento. Esta publicação, intitulada «Understanding rights at work: A guide to key terms related to fundamental principles and rights at work, trade and supply […]
O STTEPS – Sindicato de Todos os Trabalhadores de Empresas Prestadoras de Serviços - Limpeza, Manutenção, Call Center e Terceirização de Serviços declarou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores da empresa IBERLIM – Higiene e Sustentabilidade Ambiental, SA, a exercerem atividade na Unidade Hospitalar D. Estefânia farão greve nos dias 24 e 31 de dezembro de 2025.
O STTEPS – Sindicato de Todos os Trabalhadores de Empresas Prestadoras de Serviços - Limpeza, Manutenção, Call Center e Terceirização de Serviços declarou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores da empresa SÁ LIMPA – Facility Services, Lda., a exercerem atividade na Unidade Hospitalar de São José e na Unidade Hospitalar do Curry Cabral farão greve nos dias 24 e 31 de dezembro de 2025.
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os assegurar, para a greve declarada pela Federação Nacional de Sindicatos Independestes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos – FESINAP para os trabalhadores da ULS de Lisboa Ocidental, da ULS do Alto Alentejo, da ULS Loures-Odivelas, do IPO de Lisboa Francisco Gentil, da ULS da Arrábida, da ULS da Lezíria, da ULS de S. José, da ULS Amadora-Sintra, da ULS de Santa Maria, da ULS Almada-Seixal e da ULS do Alentejo Central, para o dia 11 de dezembro de 2025.
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os assegurar, para a greve declarada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores dos Correios, Telecomunicações, Média e Serviços (SINDETELCO) para os trabalhadores dos Centros de Distribuição Postal 2845 Amora e 2820 Charneca, para o dia 24 de dezembro de 2025.
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os assegurar, para a greve declarada pelo SINDEPOR – Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal para os trabalhadores do IPO do Porto Francisco Gentil, do IPO de Coimbra Francisco Gentil, da ULS de S. João, da ULS de Coimbra, da ULS de Viseu Dão-Lafões, da ULS da Região de Aveiro, da ULS de Trás-os-Montes e Alto Douro, da ULS da Região de Leiria, da ULS do Baixo Mondego, da ULS da Cova da Beira, da ULS de Santo António, da ULS do Alto Ave, do Hospital de Braga e da ULS do Tâmega e Sousa para o dia 12 de dezembro de 2025.
A 355.ª Sessão do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT), realizada em Genebra, reuniu, ao longo de dez dias, representantes de governos, empregadores e trabalhadores, em que analisaram várias questões e temas no quadro do mandato da OIT de promoção do trabalho digno e da justiça social. […]
Acordo obtido quanto à definição de serviços mínimos e dos meios necessários para os assegurar, na greve declarada pela FIEQUIMETAL - Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas na empresa Fuelplane, Sociedade Abastecedora de Aeronaves, Unipessoal, Lda., para dia 11 de Dezembro
A União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), a Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços (FEPCES) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) declararam, mediante avisos prévios de greve, que os trabalhadores abrangidos pelos respetivos âmbitos estatutários farão greve no dia 11 de dezembro de 2025. Os mencionados avisos prévios de greve abrangem, nomeadamente, as empresas associadas da Associação de Empresas de Segurança (AES).
O SMAQ - Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses e a FECTRANS – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, a ASCEF – Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária, o SINFB – Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários, o SNTSF – Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, o SIOFA – Sindicato Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins, o SITRENS – Sindicato Nacional Ferroviário do Pessoal de Trens e o SINDEFER – Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia, comunicaram, mediante avisos prévios de greve, que os trabalhadores por eles representados na empresa MEDWAY – Operador Ferroviário de Mercadorias, S.A., farão greve no dia 11 de dezembro de 2025.
Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações - FECTRANS declarou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores que se enquadrem no seu âmbito estatutário farão greve no dia 11 de dezembro de 2025. O mencionado aviso prévio de greve abrange, nomeadamente, a Empresa Berrelhas de Camionagem, Lda., que se dedica ao transporte público rodoviário de passageiros.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil - SNPVAC comunicou, mediante aviso prévio de greve, que os tripulantes de cabine da empresa RYANAIR Designed Activity Company, Lda.(RYANAIR DAC), farão greve no dia 11 de dezembro de 2025.