A DGERT participou na Conferência sobre o direito a desligar e o teletrabalho

A Comissão Europeia juntamente com o Parlamento Europeu, organizou uma Conferência sobre o direito a desligar e o teletrabalho, que teve lugar no passado dia 15 de março, tendo a a Diretora-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho, Ana Couto de Olim, assegurado a representação nacional.

O objetivo desta conferência orientada para o futuro foi fornecer um fórum para apresentar as perspetivas das instituições da UE, dos Estados-Membros, dos parceiros sociais e das partes interessadas relevantes.

No evento analisaram-se as tendências e evolução do teletrabalho e o direito a desligar, suas oportunidades e desafios, o papel dos parceiros sociais e do diálogo social, bem como as diversas respostas políticas.

A abertura da Conferência esteve a cargo de Dragoş Pîslaru, Presidente da Comissão do Parlamento Europeu sobre Emprego e Assuntos Sociais, de Élisabeth Borne, Ministra francesa do Trabalho, Emprego e Inclusão e Nicolas Schmit, Comissário para Empregos e Direitos Sociais, Comissão Europeia.

Na sessão dedicada às abordagens nacionais, para além de Portugal, que conta com um quadro legislativo de equilíbrio entre a promoção e a proteção, estiveram representantes da Bélgica, da Irlanda e dos Países Baixos.

Manuela Tomei, Diretora do Departamento de Condições de Trabalho e Igualdade da OIT também marcou presença no evento, seguindo-se uma sessão subordinada ao tema do papel dos acordos dos parceiros sociais e do diálogo social.

A segurança e saúde no trabalho foi o tema da terceira sessão, cuja apresentação esteve a cargo de William Cockburn, Diretor Executivo Interino da Agência Europeia de Segurança e Saúde no Trabalho (EU OSHA). Nesta sessão foram abordados temas como o “Tempo de trabalho, condições de trabalho e saúde e segurança” e a “A divisão de género e digital, trabalhadores desfavorecidos”.

O encerramento esteve ao cuidado de Evelyn Regner, Vice-Presidente do Parlamento Europeu e de Dubravka Šuica, Vice-Presidente para a Democracia e Demografia da Comissão Europeia.

Se não teve oportunidade de assistir à Conferência pode agora aceder às gravações das sessões, assim como, ter acesso a mais informações na página oficial do evento.