Comissão Normativa – 110.ª Conferência Internacional do Trabalho

Nesta Conferência Internacional do Trabalho , a Comissão Normativa para a possível adoção de uma norma internacional do trabalho sobre as aprendizagens de qualidade confirmou a eleição do representante português, Luís Claudino de Oliveira (Subinspetor-Geral do MTSSS), para presidir aos trabalhos.

Salienta-se a relevância desta discussão, considerando que as aprendizagens são essenciais para fazer face ao desemprego dos jovens, às suas competências e à transição da educação para mundo do trabalho.

As aprendizagens são igualmente fundamentais para a qualificação dos trabalhadores e produtividade das empresas, nomeadamente no quadro da transição para uma economia sustentável e dos desafios da transformação digital.

Os trabalhos desta importante comissão são acompanhados por Greg Vines, representante do Secretário-Geral da Conferência Internacional do Trabalho, sendo que o Vice-Presidente do Grupo Empregadores é Scott Barklamb (Austrália) e a Vice-Presidente do Grupo dos Trabalhadores é Amanda Brown (Reino Unido).

A representação nacional é assegurada pelos conselheiros técnicos a seguir indicados:

  • Grupo Governamental: João Barbosa (DGERT) e Suzi Pisarro (IEFP);
  • Grupo Empregadores: Florbela Leopoldo e Natacha Figueiredo (CAP);
  • Grupo Trabalhadores: Fernando Gomes (CGTP) e José Cordeiro (UGT).