O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho inicia hoje os seus trabalhos.
Na ordem do dia estão questões importantes sobre as políticas que moldam o futuro do trabalho, tais como, os temas das próximas Conferências Internacionais do Trabalho (CIT), questões sobre o funcionamento e a governança desta organização, o acompanhamento da Segunda Cimeira Mundial sobre Desenvolvimento Social e uma atualização da Coligação Global pela Justiça Social. Os membros também irão examinar propostas destinadas a reforçar a eficácia da OIT num ambiente multilateral em mudança, na sequência da Iniciativa ONU80 lançada, em março, pelo Secretário-Geral da ONU.
No quadro das suas funções de supervisão, o CA irá examinar os desenvolvimentos específicos de alguns países, incluindo a implementação de resoluções relativas à Bielorrússia, Mianmar, Venezuela e Guatemala, para além de examinar a evolução da situação relativamente à resolução sobre a Ucrânia. Será também discutido o programa de cooperação para o desenvolvimento dos territórios árabes ocupados.
A Delegação Governamental de Portugal, na qualidade de observador, conta com a participação da Diretora-Geral da DGERT, Ana Couto de Olim, e de representantes da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).
Para mais informações aqui.
