OIT

344.ª Sessão do Conselho de Administração da OIT

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), inicia hoje os seus trabalhos.

Um dos itens da agenda é a eleição do(a) novo(a) Diretor(a)-Geral, para um mandato de 5 anos, que terá início a 1 de outubro de 2022.

Hoje, irão realizar-se as audiências presenciais, a eleição terá lugar no próximo dia 25 de março.

Os candidatos ao cargo são: Gilbert Houngbo (Togo), Kang Kyung-wha (República da Coreia), Mthunzi Mdwaba (África do Sul), Muriel Pénicaud (França) e Greg Vines (Austrália).

Serão ainda discutidos diversos temas, durante as duas próximas semanas, nomeadamente: a inclusão das condições de trabalho seguras e saudáveis no quadro dos direitos fundamentais da OIT; o acompanhamento da resolução da Conferência de 2021, sobre a desigualdade no mundo do trabalho;  o reforço da cooperação multilateral decorrente do Fórum Global de Alto Nível sobre uma recuperação centrada nas pessoas, realizado no p. mês de fevereiro. Serão ainda analisados, como parte das suas funções de supervisão, os últimos desenvolvimentos em Myanmar, Bangladesh e Venezuela.

A Delegação Governamental Portuguesa, na qualidade de membro adjunto, conta com a participação da DGERT,  nomeadamente com a participação da sua Diretora-Geral, Dra. Ana Couto de Olim, contando, ainda, com a presença da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).

Para mais informações aqui.

Fonte: OIT