O Relatório Global sobre os Salários da Organização Internacional do Trabalho (OIT) fornece uma análise detalhada das desigualdades salariais entre homens e mulheres de forma a entender melhor esta diferença enquanto desigualdade inaceitável no mundo do trabalho.
O relatório – o sexto da sua série – dá continuidade à tradição das edições anteriores ao proporcionar dados comparativos e informações sobre as tendências mundiais e regionais mais recentes.
Demonstra que o crescimento dos salários mundiais em 2017 não foi apenas inferior ao de 2016, mas caiu para o valor mais baixo desde 2008, permanecendo muito abaixo dos níveis observados antes da crise financeira mundial.
Trata-se de um “enigma”, dada a recente recuperação do crescimento económico e a redução gradual do desemprego nos principais países do mundo. Não obstante terem sido avançadas possíveis explicações, entre outras – o lento crescimento da produtividade e a intensificação da concorrência global – é agora amplamente reconhecido que o crescimento salarial lento se tornou um obstáculo à consecução do crescimento económico sustentável.
Fonte: OIT Lisboa