trabalho infantil

COVID-19 e o trabalho infantil: um momento de crise, o momento certo para agir

Milhões de crianças em todo o mundo correm o risco de serem empurradas para o trabalho infantil devido à crise de COVID-19, o que pode levar – pela primeira vez após 20 anos de progresso – ao aumento do trabalho infantil, segundo o relatório “COVID-19 e Trabalho Infantil: um momento de crise, o momento certo para agir”, um novo documento conjunto da UNICEF e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

“Em tempos de crise, o trabalho infantil é um recurso utilizado pelas famílias. À medida que a pobreza aumenta, as escolas fecham e diminui a disponibilidade de serviços sociais, mais crianças são empurradas para o trabalho. Ao repensar o mundo pós-COVID, precisamos de garantir que as crianças e as suas famílias tenham as ferramentas necessárias para enfrentar tempestades semelhantes no futuro. Educação de qualidade, serviços de proteção social e melhores oportunidades económicas podem ser agentes de mudança”. Henrietta Fore, Directora Executiva da UNICEF.

Disponível em português *

Aceda aqui mais informações.

*Esta publicação foi produzida com o apoio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social de Portugal.