Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2024 – Relatório OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou um novo relatório intitulado Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo – Tendências 2024 (World Employment and Social Outlook: Trends 2024), que analisa o impacto da desaceleração económica no mercado de trabalho mundial.

O relatório conclui que tanto a taxa de desemprego como a taxa de défice de empregos – traduzida pelo número de pessoas sem emprego que estão interessadas em encontrar um emprego – caíram abaixo dos níveis pré-pandémicos. A taxa de desemprego global de 2023 situou-se em 5,1%, uma melhoria modesta em relação a 2022, quando esta se situou em 5,3 %. O défice global de emprego e as taxas de participação no mercado de trabalho também melhoraram em 2023.

No entanto, por detrás destes números, o relatório conclui que a fragilidade está a começar a emergir e prevê que as perspetivas do mercado de trabalho e o desemprego mundial se agravem.

Em 2024, espera-se que mais dois milhões de trabalhadores estejam à procura de emprego, aumentando a taxa de desemprego global de 5,1% em 2023 para 5,2%.

Além disso, persistem diferenças importantes entre os países com rendimentos mais elevados e os países com rendimentos mais baixos.

Para mais informações, aceda ao sumário executivo (em PT).

Atualização de maio de 2024: “World Employment and Social Prospects: May 2024 Update”

  • As novas projecções  da OIT indicam que o desemprego mundial irá diminuir ligeiramente este ano, apesar de persistirem as desigualdades nos mercados de trabalho, sendo as mulheres dos países de baixos rendimentos particularmente afetadas. O relatório da OIT “World Employment and Social Prospects: May 2024 Update” prevê que a taxa de desemprego mundial em 2024 será de 4,9%, contra 5,0% em 2023. Este valor revê em baixa a anterior projeção da OIT de 5,2% para este ano. No entanto, a tendência descendente do desemprego deverá estabilizar em 2025, com a taxa de desemprego a manter-se nos 4,9 por cento, refere o relatório.

Poderá, ainda, aceder ao relatório anterior em Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2023 – Relatório OIT – DGERT

Fonte: OIT Lisboa