Em março de 2017, a Declaração Tripartida de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social (Declaração MNE) foi objeto de uma revisão importante.
As alterações visam dar resposta às novas realidades económicas, nomeadamente o aumento dos investimentos internacionais e das trocas comerciais, assim como o desenvolvimento das cadeias de abastecimento global. Também aborda questões relacionadas com matéria de emprego, formação, condições de trabalho e de vida, e de relações laborais.
Estas orientações baseiam-se essencialmente nos princípios contidos nas convenções e recomendações internacionais do trabalho e podem contribuir para a concretização do trabalho digno.
Em sequência, o Departamento das Atividades dos Trabalhadores (OIT-ACTRAV) decidiu atualizar o seu documento de orientação “Declaração da OIT sobre Empresas Multinacionais: Como pode beneficiar os trabalhadores?”, concebido para ajudar os trabalhadores e os sindicatos a promover a sua implementação, bem como das políticas e princípios nela contidos, que já se encontra disponível em português.
Aceda aqui ao documento.
Fonte: OIT Lisboa