Declaração MNE- Um Instrumento de autoavaliação para empresas

Este questionário de autoavaliação foi desenvolvido pela  Organização Internacional do Trabalho (OIT) conjuntamente com a Organização Internacional de Empregadores (OIE) com o objetivo de reforçar a promoção e o impulso para a adoção das orientações definidas na Declaração Tripartida de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social (Declaração MNE).

Os princípios preconizados na Declaração MNE oferecem às empresas multinacionais, aos governos, às organizações de empregadores e de trabalhadores, orientações em matéria de emprego, formação, condições de trabalho e de vida, e de relações laborais. Estas orientações baseiam-se essencialmente nos princípios contidos nas convenções e recomendações internacionais do trabalho e podem contribuir para a concretização do trabalho digno.

Este instrumento, agora publicado em português, foi criado para que empresas de todas os dimensões e setores, possam alinhar as suas políticas e práticas com base nos princípios da Declaração MNE. Esta ferramenta tem como objetivo promover a reflexão e a identificação de áreas onde a empresa pode aplicar os princípios dessa Declaração, bem como aquelas em que as práticas e políticas empresariais podem ser reforçadas ou iniciadas. Pode ainda contribuir para identificar áreas de interesse ou de preocupação comuns, com vista a eventuais consultas entre a gestão e os trabalhadores e seus representantes como parte dos processos de melhoria contínua.

Aceda aqui ao documento Instruções de autoavaliação para as empresas

Fonte: OIT Lisboa