Emprego

Entrega do Relatório Único (RU) – Prazo alargado até ao final do mês de Abril

A entrega do Relatório Único (RU), para dados referentes a 2017, pode ser feita desde 16 de março de 2018, de acordo com o previsto na Portaria n.º 55/2010 de 21 de janeiro.

Até ao fim do dia 10 de abril 211 684 empresas tinham já entregue, pelo menos, um anexo do RU, contabilizando um total de 1 249 043 anexos rececionados. Apesar da taxa de resposta verificada estar a ser semelhante à do ano passado, observaram-se constrangimentos no acesso à aplicação de recolha, aos documentos de apoio e à funcionalidade de consulta dos códigos dos Instrumentos de Regulamentação Coletiva de Trabalho (IRCT), por parte de várias empresas, entretanto resolvidos.

Constatámos que as cada vez maiores restrições impostas pelos softwares de antivírus ao mecanismo de distribuição e atualização da aplicação em JAVA, tem dificultado o acesso à Aplicação de Recolha do RU. De forma a ultrapassar este constrangimento disponibilizamos a aplicação para download direto, a partir da área de downloads do site do RU (https://www.relatoriounico.pt/ru/login.seam), pelas empresas que não tenham conseguido aceder à aplicação pelo método de distribuição original. Os Documentos de Apoio podem ser descarregados na Área de “Documentos de Apoio” do mesmo site, opção “Para descarregar documentos de apoio: Clique aqui”.

Tendo em conta estas situações informamos que a data limite para entrega do RU referente ao ano de 2017 é estendida até ao final do mês de ABRIL.