O Sistema de Antecipação de necessidades de Qualificação (SANQ) é um instrumento de identificação de necessidades de qualificações e de áreas e saídas profissionais prioritárias, criado e gerido pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), tendo em vista produzir orientações para a definição da rede de oferta formativa e para a atualização do Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ)
Geral
O sistema nacional de créditos (Portaria 47/2017, de 4 de fevereiro) é o sistema que permite a atribuição e a acumulação de pontos de crédito às aprendizagens certificadas no âmbito do Sistema Nacional de Qualificações (SNQ), bem como a transferência dos pontos de crédito obtidos no âmbito de percursos formativos […]
O Passaporte Qualifica (Portaria nº 47/2017, de 4 de fevereiro) é um instrumento de orientação e de registo das competências e qualificações adquiridas ou desenvolvidas por um indivíduo ao longo da vida, a partir da capitalização de resultados de aprendizagem já alcançados e de competências desenvolvidas, possibilitando a obtenção de […]
Garantia da qualidade no ensino e formação profissionais (EFP) O Decreto-Lei nº 92/2014, de 20 de junho, que estabelece o regime jurídico das escolas profissionais, determina que estas devem implementar sistemas de garantia da qualidade alinhados com o Quadro Europeu de Garantia da Qualidade no Ensino e Formação Profissionais (EQAVET), […]
O Catálogo Nacional de Qualificações (CNQ) (Portaria nº 781/2009, de 23 de julho) é o instrumento de gestão estratégica das qualificações de nível não superior que tem como objetivos regular, estruturar e articular as diferentes modalidades formativas de dupla certificação e o reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) providenciando […]
O Quadro Nacional de Qualificações (QNQ) (Portaria nº 782/2009, de 23 de julho) define a estrutura de níveis de qualificação do sistema de educação e formação, contemplando os requisitos de acesso e a habilitação escolar a que esses níveis correspondem, integrando e articulando as qualificações obtidas no âmbito dos diferentes subsistemas nacionais de educação e formação e através das diferentes modalidades formativas e dos processos de reconhecimento validação e certificação de competências (RVCC)
Os documentos internacionais de referência do EFP são os seguintes: Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Resolução, de 25 de setembro de 2015, da Assembleia Geral da ONU, Transformar o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável) (Para mais informação consultar Agenda 2030) Desenvolvimento dos Recursos Humanos: Educação, […]
Os documentos de referência europeus específicos da educação e formação de adultos são os seguintes: Agenda Europeia Renovada no Domínio da Educação de Adultos (Resolução, de 20 de dezembro de 2011, do Conselho para que seja adotada uma Agenda Europeia para a Educação de Adultos que dê continuidade, complemente e […]
Os documentos de referência europeus específicos no âmbito do ensino e formação profissionais (EFP) são os seguintes: Ensino e a formação profissionais (EFP) em prol da competitividade sustentável, da justiça social e da resiliência (Recomendação, de 24 de novembro de 2020, do Conselho) Declaração de Osnabrück (Declaração, de 30 de […]
Os documentos europeus de referência que condicionam ou interferem transversalmente com o EFP são os seguintes: Agenda de Competências para a Europa (Comunicação, de 1 de julho de 2020, da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões) (Para mais informação […]
Os documentos nacionais específicos da educação e formação de adultos são os seguintes: Acordo para a Formação e Qualificação no Setor Social Programa Qualifica Programa Qualifica para a Administração Pública (Resolução do Conselho de Ministros nº 32/2019, de 14 de fevereiro). Para uma política pública de educação e formação de […]
Os documentos nacionais específicos no âmbito do ensino e formação profissionais (EFP) são os seguintes: Formação Profissional e Qualificação: um desígnio estratégico para as pessoas, para as empresas e para o País (Acordo da Comissão Permanente de Concertação Social, julho de 2021) Programa do XXIII Governo Constitucional (2022-2026) (3º Desafio […]
Os documentos nacionais que condicionam ou transversalmente com o EFP são os seguintes: Cidadania e Educação Antirracista (Recomendação nº 5/2020, de 20 de novembro) Educação Ambiental (Recomendação nº 1/2020, de 4 de fevereiro, do Conselho Nacional de Educação) Estratégia de Inovação Tecnológica e Empresarial para Portugal 2018-2030 (Resolução do Conselho […]
O enquadramento legal da formação profissional é dado pela Constituição da República Portuguesa, pelo Código do Trabalho e pelo Sistema Nacional de Qualificações
A estratégia nacional para o EFP está plasmada n a Estratégia Portugal 2030, no Acordo sobre Formação Profissional e Qualificação: um desígnio estratégico para as pessoas, para as empresas e para o país