OIT

Gilbert F. Houngbo será o próximo Diretor-Geral da OIT

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que decorreu de 14 a 25 de março, terminou com a eleição do novo Diretor-Geral para um mandato de 5 anos, que terá início a 1 de outubro de 2022.

O 11.º Diretor-Geral da OIT será Gilbert F. Houngbo (Togo) e, em 103 anos da história da OIT, será o primeiro africano a ocupar o cargo.

Veja a entrevista após a sua eleição

Salienta-se, ainda,  o aditamento à agenda  do CA, de uma proposta de Resolução relativa à agressão da Rússia apoiada pela Bielorrússia à Ucrânia, que foi votada e aprovada em Sessão Plenária.

Esta Resolução declara que a agressão continuada e perpetuada contra a Ucrânia pela Federação Russa, com a ajuda do governo de Bielorrússia, é completamente incompatível com os fins e objetivos da Organização e com os princípios que determinam a sua condição como Estado-Membro da OIT. O CA decide suspender temporariamente a cooperação ou assistência técnica da OIT à Federação Russa, exceto ações com fins de assistência humanitária. Solicita, ainda, ao DG que dê seguimento à situação na Ucrânia e submeta à consideração do CA, na sua 345.ª reunião (junho de 2022), um relatório sobre a aplicação da presente resolução, incluindo todas as recomendações necessárias com o objetivo de abordar o impacto da agressão continuada da Federação Russa nas atividades da OIT, no mandato e nos constituintes tripartidos na Ucrânia.

Para mais informações aqui

Fonte: OIT