OIT: 352.ª sessão do Conselho de Administração

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) iniciou hoje os seus trabalhos.

Na ordem do dia estão os temas das próximas Conferências Internacionais do Trabalho (CIT), questões sobre o funcionamento e a governança desta organização, destacando-se, em particular, os esforços para promover uma maior democratização na governação da OIT e a contribuição da Organização para a próxima Cimeira Mundial para o Desenvolvimento Social em 2025. Será, igualmente, apresentado um ponto de situação sobre a Coligação Global para a Justiça Social, cujo lançamento oficial teve lugar em junho deste ano, à margem da 111.ª sessão da CIT.

No quadro das suas funções de supervisão, o CA irá rever relatórios sobre diversos países, incluindo a Bielorrússia, Bangladesh, Mianmar, Nicarágua e Venezuela, para além de examinar a evolução da situação relativamente à resolução sobre a Ucrânia. Será também discutido o programa de cooperação para o desenvolvimento dos territórios árabes ocupados e a resposta à intervenção de urgência face à crise no Líbano.

Serão, ainda, tomadas deliberações sobre o estatuto da Palestina na OIT e os seus direitos de participação nas reuniões da OIT.

Delegação Governamental de Portugal, conta com a participação da DGERT e da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).

Para mais informações aqui.