OIT: Vasco Gargalo venceu o concurso internacional de cartoon sobre trabalho forçado

Para assinalar o Dia Mundial contra o Tráfico de Seres Humanos, a Organização Internacional do Trabalho e a ONG Recursos Humanos sem Fronteiras anunciaram o vencedor do concurso internacional de cartoon sobre trabalho forçado, destinado a aumentar a sensibilização para a escravatura moderna.

Mais de 200 cartoonistas de 65 países aceitaram o desafio de representar as realidades invisíveis e complexas do trabalho forçado, apresentando mais de 460 desenhos. Utilizando diversos estilos e técnicas gráficas, os cartoonistas entregaram mensagens poderosas que desafiam e encorajam a reflexão.

Os desenhos foram avaliados por um júri de prestígio composto por ativistas e representantes da Aliança 8.7, da Confederação Sindical Internacional, da Organização Internacional dos Empregadores, da Rede Mundial de Empresas sobre Trabalho Forçado da OIT, do Departamento do Trabalho dos EUA, da OIT e RHSF.

O desenho do cartoonista português foi selecionado pela sua poderosa mensagem e bela representação da forma como o trabalho forçado afeta o mundo inteiro, enquanto está escondido aos olhos de todos.

“Desenhar é a minha maneira de expressar a minha opinião e de fazer as pessoas refletirem sobre questões sociais e políticas. O trabalho forçado e o trabalho infantil fazem parte da minha agenda, uma vez que vivemos num mundo tão injusto e estas questões são muitas vezes invisíveis”, afirmou Vasco Gargalo.

Fonte: OIT