Apresentado relatório final do projeto DIRESOC

O que é o DIRESOC?

O DIRESOC é um projeto a dois anos desenvolvido no âmbito do concurso de projectos  VP2017/004: “Melhorar as relações laborais” . Projeto financiado pela Comissão Europeia e da responsabilidade de nove parceiros provenientes de oito países: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Espanha, França, Itália, Portugal e Suécia.

O Parceiro português envolvido neste projeto é o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-Lisboa).

Os sectores analisados nos países parceiros foram: o turismo, a banca/seguros, correios/logística e indústria.

Qual o objetivo?

O projeto DIRESOC foi criado com o objetivo de compreender o impacto da digitalização nas sociedades europeias, analisando como a digitalização se constitui como causa de reestruturações de empresas e realçar o papel do diálogo social.

Este projeto assentou em vários projetos europeus dedicados à da reestruturação e do diálogo social no sentido de detetar quais têm sido as medidas e as políticas nacionais tomadas relativamente à transformação digital e à implementação das novas tecnologias, e mapear o impacto destas ações nas empresas, no emprego e nas condições laborais. O projeto analisou, ainda, de que forma os governos nacionais e os parceiros sociais se organizaram no desenvolvimento de planos de ação e na implementação de mudanças a nível sectorial e empresarial.

Na sua abordagem da digitalização, o projeto debruça-se sobre os diferentes tipos de alterações resultantes da adoção da tecnologia digital e sobre a forma como esta afeta, quer os trabalhadores no desempenho das suas funções, quer as suas condições de trabalho ou o requisito de competências que lhes é feito. Os “diferentes tipos de alteração” interpretados pelo DIRESOC incluem a maneira como o trabalho é realizado, a eventual mudança relacionada com a procura de determinados tipos de trabalho humano, a extinção ou a criação de postos de trabalho.

A metodologia utilizada neste protejo recorreu à revisão de literatura e aos inquéritos transnacionais e aos estudos de casos.

Sobre as conclusões

O projeto DERISOC produziu um relatório final, identificando boas práticas, apresentando conclusões e recomendações. O relatório foi apresentado no passado da 20 de outubro e em concreto pretende:

  • avaliar o impacto da digitalização em diferentes níveis (mercado de trabalho, sector, empresa) e elencar as diferentes formas de reestruturação relacionadas com o processo de digitalização;
  • documentar o papel da negociação coletiva em determinados sectores e negócios afetados pela digitalização e registar a capacidade dessa negociação em se antecipar e em controlar as consequências da digitalização, quer a nível europeu, quer em diferentes países da União Europeia;
  • disponibilizar aos responsáveis políticos e aos parceiros sociais uma visão da ação a nível nacional e transnacional, visando melhorar o diálogo social e a sua capacidade de se antecipar à reestruturação e às respetivas consequências, adaptando-o ao nível nacional;

Em síntese, este relatório, refere que, apesar da crescente atenção dedicada a este tema nos últimos anos as conclusões sobre o impacto líquido da digitalização no mundo do trabalho permanecem controversas e deixam espaço para debate. A principal razão é que a natureza, forma e âmbito deste impacto são influenciados não só pelos desenvolvimentos tecnológicos, mas também por fatores económicos, sociais e institucionais a nível nacional, setorial e empresarial. Por esta razão, assinala o importante papel desempenhado também pelos parceiros sociais (empregadores e sindicatos).

Não se tratando apenas de mudanças impulsionadas pela tecnologia é necessário colocar os parceiros sociais no centro das reflexões sobre a revolução digital.