Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2023 – Relatório OIT

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) publicou um novo relatório intitulado Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo – Tendências 2023 (World Employment and Social Outlook -Trends 2023), que analisa o impacto da desaceleração económica no mercado de trabalho mundial.

O estudo cobre a extensão e as consequências da interrupção do mercado de trabalho causada por crises económicas e geopolíticas sobrepostas e analisa padrões globais, diferenças regionais e resultados entre grupos de trabalhadores:

  • A situação das mulheres e dos jovens no mercado de trabalho é particularmente adversa.  Globalmente, a taxa de participação das mulheres no mercado de trabalho era de 47,4% em 2022, em comparação com 72,3 % para os homens.
  • Os jovens (com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos) enfrentam sérias dificuldades em encontrar e manter um emprego digno. A sua taxa de desemprego é três vezes superior à da população adulta. Mais de um, em cada cinco jovens (23,5%), não estão empregados, nem a estudar ou a frequentar qualquer tipo de formação (NEET).

O relatório presta atenção especial ao impacto das diferentes crises na produtividade, na qualidade e oportunidades de trabalho e como essas tendências ameaçam minar a justiça social em todo o mundo. Os dados para 2023 sugerem que o aumento da inflação está a empurrar o crescimento dos salários reais para território negativo em muitos países.

Para mais informações aceda aqui [Report: World Employment and Social Outlook: Trends 2023 (ilo.org)]

Poderá ainda aceder ao relatório anterior em Perspetivas Sociais e de Emprego no Mundo: Tendências 2022 – Relatório OIT – DGERT

Fonte: OIT