Programa de estágios da OIT para 2023

Este primeiro ciclo de Programa de estágios, promovido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), visa permitir aos estagiários a aquisição de uma experiência prática e a sua plena integração nas equipas da OIT, ao lado de especialistas e ou gestores experientes e mobilizadores.

Mais se pretende com este Programa que os estagiários possam contribuir para o trabalho analítico dedicado aos princípios, programas e estratégias da Organização. Também serão convidados a participar de importantes reuniões e terão a oportunidade de conhecer o funcionamento de conferências de alto nível.

Os candidatos podem consultar a plataforma de recrutamento online da OIT em https://jobs.ilo.org/, onde encontrarão 30 ofertas de estágio.

As candidaturas devem ser submetidas eletronicamente, a partir desta plataforma, de 3 de maio de 2023 a 17 de maio de 2023 inclusive (23h59, hora da Europa Central).

Os candidatos devem atender às seguintes condições (sem restrições  de idade):

  • estar a frequentar ensino superior (último ano de mestrado ou equivalente, ou de nível superior) ou ter concluído nos doze meses anteriores à apresentação da candidatura;
  • ter conhecimento prático (escrito e falado) de pelo menos um dos idiomas oficiais da Organização (inglês, francês ou espanhol);
  • ser capaz de se adaptar a um ambiente internacional, multicultural e multilíngue, ter boas competências de comunicação e saber trabalhar em equipa.

Após a submissão das candidaturas, o perfil dos candidatos é transmitido aos departamentos da OIT e/ou escritórios de terreno interessados. Depois de uma seleção inicial a efetuar pelo Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DRH) da OIT, será elaborada uma lista restrita de candidatos. Se um estágio corresponder ao seu perfil, o candidato será contactado diretamente. Os candidatos que não forem contatados pela OIT, dentro de seis meses após o envio da sua inscrição, podem considerá-la sem efeito.

Acresce informar que a próxima convocatória para vagas de estágios terá lugar em outubro/novembro de 2023.