A União Geral dos Trabalhadores (UGT), a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional (CGTP-IN), a Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços (FEPCES) e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTTAV) declararam, mediante avisos prévios de greve, que os trabalhadores abrangidos pelos respetivos âmbitos estatutários farão greve no dia 11 de dezembro de 2025. Os mencionados avisos prévios de greve abrangem, nomeadamente, as empresas associadas da Associação de Empresas de Segurança (AES).
Despachos Ministeriais
O SMAQ - Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses e a FECTRANS – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, a ASCEF – Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária, o SINFB – Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários, o SNTSF – Sindicato Nacional dos Trabalhadores Ferroviários, o SIOFA – Sindicato Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins, o SITRENS – Sindicato Nacional Ferroviário do Pessoal de Trens e o SINDEFER – Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia, comunicaram, mediante avisos prévios de greve, que os trabalhadores por eles representados na empresa MEDWAY – Operador Ferroviário de Mercadorias, S.A., farão greve no dia 11 de dezembro de 2025.
Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações - FECTRANS declarou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores que se enquadrem no seu âmbito estatutário farão greve no dia 11 de dezembro de 2025. O mencionado aviso prévio de greve abrange, nomeadamente, a Empresa Berrelhas de Camionagem, Lda., que se dedica ao transporte público rodoviário de passageiros.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil - SNPVAC comunicou, mediante aviso prévio de greve, que os tripulantes de cabine da empresa RYANAIR Designed Activity Company, Lda.(RYANAIR DAC), farão greve no dia 11 de dezembro de 2025.
A Federação Portuguesa dos Sindicatos de Comércio, Escritórios e Serviços – FEPCES comunicou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços, irão fazer greve no dia 11 de dezembro de 2025.
A FEPCES – Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços declarou, mediante aviso prévio de greve, que os trabalhadores dos setores do comércio, escritórios e serviços farão greve no dia 11 de dezembro de 2025. O mencionado aviso prévio de greve abrange, nomeadamente, os trabalhadores da empresa Euromex – Facility Services, Lda. que exercem funções nos hospitais de S. João, da Prelada e Pedro Hispano.
A FIEQUIMETAL - Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas, a FEPCES – Federação Portuguesa dos Sindicatos do Comércio e Serviços, a FETESE – Federação dos Sindicatos da Indústria e Serviços, a CGTP-IN – Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses, Intersindical Nacional e a UGT – União Geral de Trabalhadores, comunicaram, mediante avisos prévios, que os trabalhadores da Petrogal, SA e das demais empresas do mesmo grupo económico, nomeadamente, CLC – Companhia Logística, SA, CLT – Companhia Logística de Terminais Marítimos, SA. Pergás – Armazenamento de Gás, A.C.E., Sigás – Armazenagem de Gás, A.C.E., ASA – Abastecimentos e Serviços de Aviação, Lda., Galp New Energies, SA, SABA – Sociedade Abastecedora de Aeronaves, Lda., SAAGA – Sociedade Açoreana de Armazenagem de Gás, SA, CLCM – Companhia Logística de Combustíveis da Madeira, SA, farão greve no dia 11 de dezembro de 2025, nos termos que constam dos avisos-prévios.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) comunicou, mediante aviso prévio, à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) que os trabalhadores abrangidos pelo seu âmbito estatutário, que exercem a sua atividade profissional na SCML irão fazer greve no dia 11 de dezembro de 2025.
O Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Solidariedade e Segurança Social (STSSSS) comunicou, mediante aviso prévio, à União das Misericórdias Portuguesas (UMP) que os trabalhadores abrangidos pelo seu âmbito estatutário, que exercem a sua atividade profissional na UMP e nas Santas Casas da Misericórdia por ela representadas, irão fazer greve no dia 11 de dezembro de 2025.
A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal – FESAHT, comunicou, mediante aviso prévio, que os trabalhadores das empresas associadas na Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal – AHRESP, a prestar serviço nas cantinas, refeitórios, fábricas de refeições e bares concessionados, locais onde as empresas do setor da alimentação prestam serviço, farão greve no dia 11 de dezembro de 2025.
O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e o Sindicato dos Trabalhadores da Marinha Mercante, Agências de Viagens, Transitários e Pescas (SIMAMEVIP), comunicaram, mediante avisos prévios, que os trabalhadores da empresa Portway – Handling de Portugal, SA (Portway) farão greve no dia 11 de dezembro de 2025, nos termos que constam do aviso-prévio.
O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil – SNPVAC comunicou, mediante aviso prévio de greve, que os tripulantes de cabine da empresa EasyJet – Airline Company Limited – Sucursal em Portugal farão greve no dia 11 de dezembro de 2025.
A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) comunicou, mediante aviso prévio, à União das Misericórdias Portuguesas (UMP) que os trabalhadores abrangidos pelo seu âmbito estatutário, que exercem a sua atividade profissional na UMP e nas Santas Casas da Misericórdia por ela representadas, irão fazer greve no dia 11 de dezembro de 2025.
O Sindicato dos Profissionais Administrativos da Saúde (SPAS) comunicou, mediante aviso prévio, à União das Misericórdias Portuguesas (UMP) que os trabalhadores abrangidos pelo seu âmbito estatutário, que exercem a sua atividade profissional na UMP e nas Santas Casas da Misericórdia por ela representadas, irão fazer greve no dia 11 de dezembro de 2025.
A Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal (FESAHT) comunicou, mediante aviso prévio, à União das Misericórdias Portuguesas (UMP) que os trabalhadores abrangidos pelo seu âmbito estatutário, que exercem a sua atividade profissional na UMP e nas Santas Casas da Misericórdia por ela representadas, irão fazer greve no dia 8 de novembro de 2025.