Changing business

Relatório “Changing Business and Opportunities for Employer and Business Organizations”

Foi publicado o Relatório Changing Business and Opportunities for Employer and Business Organizations, da iniciativa do Bureau para as Atividades dos Empregadores (ACT/EMP) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Internacional dos Empregadores (OIE).

De acordo com este novo Relatório , o maior desafio que as empresas enfrentam diz respeito às competências necessárias para fazer face às rápidas mudanças do mundo do trabalho, obrigando as políticas, as empresas e as organizações de empregadores a inovar, a adaptarem-se e a tornarem-se mais flexíveis.

O Relatório Changing Business and Opportunities for Employer and Business Organizations assinala cinco tendências que alteram significativamente os modelos de gestão empresarial a nível mundial, independentemente da dimensão, do setor ou da região onde operam, a saber: a inovação tecnológica, a integração económica à escala mundial, as alterações climáticas e a sustentabilidade, a evolução demográfica e geracional e a falta de mão-de-obra qualificada. Sublinha ainda  que as empresas  não podem isoladamente responder aos desafios, devem procurar soluções coletivamente com o apoio das organizações de empregadores e das associações profissionais.

De acordo com a diretora de ACT/EMP, Deborah France-Massin , «a inovação tecnológica é de longe a tendência com maior impacto, altera a forma como as empresas acrescentam valor aos produtos e serviços. (…) Estima-se que, uma maior intensificação da tecnologia aumenta as necessidades em termos de competências ‘humanas’, tais como a criatividade, a capacidade para encontrar soluções, a comunicação e a colaboração».

Fonte: OIT Lisboa