12 de junho – Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

O dia 12 de junho, Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2002, data da apresentação do primeiro relatório global sobre o trabalho infantil, na Conferência Internacional do Trabalho.

Este ano, sob o tema “Justiça Social para Todos. Eliminar o trabalho infantil!», o Diretor-Geral da OIT, Gilbert F. Houngbo, lança um apelo à comunidade internacional para uma maior justiça social e para que se intensifique a luta contra o trabalho infantil. Assista à mensagem do Director-Geral da OIT .

Pela primeira vez em 20 anos, o trabalho infantil está a aumentar. Cerca de 160 milhões de crianças, ou seja, quase uma em cada dez no mundo, são submetidas ao trabalho infantil e metade (80 milhões), são sujeitas às formas mais perigosas de trabalho infantil, colocando em risco a sua saúde física e mental.

Houngbo salienta que o trabalho infantil raramente ocorre porque os pais são maus ou não se importam, acontece por falta de Justiça Social. O antídoto contra o trabalho infantil, induzido pela pobreza, é o trabalho digno para os adultos, para que possam sustentar as suas famílias e enviar os seus filhos para a escola e não para o trabalho.

Trabalho Digno significa acabar com o trabalho forçado, criar locais de trabalho seguros e saudáveis e permitir que os trabalhadores se organizem e expressem as suas necessidades. Isto significa acabar com a discriminação, porque o trabalho infantil afeta maioritariamente os grupos marginalizados.

O Diretor-Geral apela que se intensifique a luta contra o trabalho infantil, apoiando uma maior justiça social, uma vez que acabar com o trabalho infantil não só é possível, como está ao alcance de todos.

Hoje de manhã, à margem da Conferência Internacional do Trabalho, decorreu um evento ​de alto nível para debater a ligação entre a justiça social e a eliminação do trabalho infantil. Os membros do painel destacaram exemplos de como os mandantes da OIT deram seguimento aos seus compromissos e como estes são passos importantes para aumentar a justiça social. Brevemente poderá assistir aqui à gravação deste evento.