2021 – Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores

A Organização Mundial de Saúde decidiu que 2021 vai ser o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores, para reconhecer a “dedicação e sacríficos” dos profissionais de saúde.

A 73.ª Assembleia Mundial da Saúde, que terminou na passada sexta-feira, anunciou que o próximo ano vai ser o Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores.

Os trabalhadores de saúde têm um papel fundamental em assegurar saúde e bem-estar para a população. Este ano, eles têm demonstrado dedicação, sacrifício e compromisso extremos não só para fazer este trabalho, mas também para vencer a pandemia da COVID-19.

Jim Campbell, diretor do Departamento do Trabalho da OMS,  afirmou que esta decisão “aponta uma direção clara sobre o consenso e as ações necessárias para os profissionais de saúde e dos cuidados. A OMS apela a todos os seus estados-membros, instituições financeiras internacionais, iniciativas de saúde globais e parceiros para investirem na prontidão dos seus trabalhadores e educação para gerir a pandemia, manter os serviços de saúde e preparar a vacina da COVID-19“.

Os estados-membros da Assembleia apelaram ainda ao reforço da aplicação do código global sobre o recrutamento internacional dos profissionais de saúde, reconhecendo o aumento da migração de trabalhadores da área da saúde.

Para mais informações aceda aqui.