349.ª sessão do Conselho de Administração da OIT

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho, inicia hoje os seus trabalhos.

Na ordem do dia estarão questões sobre a Coligação Global para a Justiça Social, as aprendizagens, a proteção laboral, a transição justa, bem como a eliminação da violência e do assédio no mundo do trabalho, a estratégia para a promoção e implementação do direito à negociação coletiva, o plano de ação para o emprego jovem e, ainda, a estratégia sobre segurança e saúde.

Como parte das suas funções de supervisão, o CA irá rever relatórios sobre diversos países, incluindo a Bielorrússia, Guatemala, Mianmar e Venezuela. Ainda irá examinar a evolução acerca da resolução relativa à agressão da Federação Russa contra a Ucrânia. Haverá também uma discussão sobre o programa de cooperação para o desenvolvimento dos territórios árabes ocupados.

Nos dias 10 e 11 de novembro serão realizadas duas sessões especiais sobre o direito à greve e diversas questões relacionadas.

Delegação Governamental Portuguesa, na qualidade de membro adjunto, conta com a participação da DGERT, nomeadamente com a participação da Diretora-Geral, Ana Couto de Olim, do Subdiretor-Geral, Ricardo Bernardes, e da Chefe de Divisão para os Assuntos da OIT, Neusa Van-Dúnem, contando, ainda, com a presença de representantes da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).

De salientar, ainda, a participação de Catarina Tavares, da UGT, como membro adjunto do Grupo dos Trabalhadores.

Para mais informações aqui.