Os últimos dados, referentes a agosto de 2025, indicam:
- Em agosto de 2025, foram publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego 32 convenções coletivas (16 contratos coletivos, 12 acordos de empresa e quatro acordos coletivos) e dois acordos de adesão, perfazendo um total de 34 instrumentos de regulamentação coletiva do trabalho (IRCT).
- As 32 convenções revistas que foram publicadas têm uma cobertura potencial de 63.696 trabalhadores, sendo que cinco são primeiras convenções. Nestas incluem-se um contrato coletivo (que passa a regular as condições de trabalho das atividades dos agentes do comércio por grosso de outros produtos) e quarto acordos de empresa (que regulam os setores das atividades de gestão de infraestruturas dos transportes terrestres; seguros de vida, exceto outras atividades complementares de segurança social; atividades dos centros de chamadas e regulação e promoção da eficiência da atividade económica. Em termos globais, estimam-se que estas convenções abranjam 1.862 trabalhadores.
- As 27 convenções revistas que foram publicadas têm uma cobertura potencial de 61.834 trabalhadores e correspondem a cinco revisões globais e 22 revisões parciais. As revisões globais correspondem a quarto contratos coletivos (nos setores de atividade das escolas de condução e pilotagem; atividades de ação social para pessoas idosas, sem alojamento e atividades de ensaios e análises técnicas), e um acordo de empresa (no setor da distribuição de água).
- As 22 convenções revistas parcialmente referem-se a 11 contratos coletivos (nos setores do comércio a retalho em outros estabelecimentos não especializados, com predominância de produtos alimentares, bebidas ou tabaco; indústria de laticínios; fabricação de estruturas e partes de estruturas metálicas, atividades dos estabelecimentos de saúde com internamento; organismos reguladores das atividades desportivas; indústria de preparação da cortiça; comércio a retalho de produtos farmacêuticos e atividades de pós-produção de filmes, de vídeos e de programas de televisão), sete acordos de empresa (transporte rodoviário regular, urbano e suburbano de passageiros; outras operações de valorizações de resíduos; atividades das instituições financeiras de crédito e fabricação de vidro de embalagem) e a quatro acordos coletivos (nos setores de atividades das sociedades gestoras de participações sociais não financeiras e outra intermediação monetária).
- Das 32 convenções revistas e publicadas em agosto, 20 têm âmbito nacional, quarto têm abrangência continental e oito são de âmbito de aplicação distrital.
Dados e estatísticas
Instrumentos de regulamentação coletiva de trabalho publicados em Portugal Continental :