No próximo dia 8 de outubro, entre as 9h30 e as 17h00, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) recebe a Conferência Anual da Comissão Setorial da Educação e Formação (CS/11), dedicada este ano ao tema “A Inteligência Artificial nas Instituições de Educação e Formação: Riscos e Oportunidades”.
Com mais de duas décadas de história, a conferência da CS/11 tornou-se um marco no setor da Educação e Formação, promovendo a partilha de projetos, experiências e boas práticas que têm contribuído para consolidar uma verdadeira cultura da Qualidade nas instituições de ensino — desde o básico ao superior, passando pelo ensino profissional.
Um espaço de reflexão e qualidade
A Comissão Setorial da Educação e Formação (CS/11) tem como missão incentivar a adoção de princípios, metodologias e melhores práticas nacionais e internacionais na gestão da qualidade em Educação e Formação. Através da definição de indicadores de qualidade, pretende apoiar a melhoria contínua do desempenho das instituições.
A DGERT – Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho é membro efetivo da CS/11, reforçando o seu papel ativo na promoção da qualidade no sistema de Educação e Formação.
Quem deve participar?
O evento destina-se a profissionais e atores do sistema educativo em Portugal, incluindo:
- Docentes, formadores e dirigentes académicos;
- Associações de estudantes e de pais;
- Quadros técnicos ligados ao Ensino Superior, Educação e Formação;
- Entidades empregadoras, sindicatos e associações profissionais;
- Representantes da sociedade com ligação direta ou indireta ao setor educativo.
Riscos e oportunidades da Inteligência Artificial
O tema escolhido para 2025 coloca no centro do debate a Inteligência Artificial — ferramenta cada vez mais presente nas instituições de ensino. Serão discutidos os riscos associados à sua utilização, bem como as oportunidades para melhorar processos, aprendizagem e gestão, sempre com foco na qualidade e sustentabilidade do sistema educativo.
A conferência é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia até dia 30 de setembro