Apoio ao Emprego Jovem: uma ponte para o emprego da próxima geração

No dia 1 de julho de 2020, a Comissão Europeia públicou um pacote de medidas de apoio ao emprego dos jovens estruturado e articulado em quatro vertentes que, em conjunto, representam uma ponte para o emprego da próxima geração.

As vertentes são:

Uma ponte para o emprego – Reforço da Garantia da Juventude (GJ): A ponte para o emprego dos jovens alarga a idade elegível da GJ até aos 29 anos e aumenta o espectro dos grupos vulneráveis, de modo a potenciar a inclusão e evitar qualquer forma de discriminação. Pretende satisfazer as necessidades dos jovens, mas também das empresas, proporcionando as competências necessárias – sobretudo as relativas às transições ecológica e digital – e cursos preparatórios de curta duração e facultará ainda serviços de aconselhamento e orientação.

Preparar o futuro da política da EU em matéria de ensino e formação profissional (EFP): Visa modernizar os sistemas EFP, no sentido, de serem mais atrativos e flexíveis e melhor adaptados à economia digital e ecológica. Um EFP mais flexível e centrado no formando, permitirão preparar os jovens para os seus primeiros empregos, mas também proporcionar aos adultos oportunidades de melhorar as respetivas carreiras.

Um ímpeto renovado para a aprendizagem: Tem como objetivo continuar a proporcionar as ofertas de aprendizagem através da renovação da “Aliança Europeia para a Aprendizagem” vincando a perspetiva colaborativa tripartida, visto que tem proporcionado e continuará a proporcionar aprendizes altamente qualificados para um vasto leque de atividades económicas.

Medidas adicionais de apoio ao emprego dos jovens: Consistem no curto prazo, em apoios à criação de emprego e de novas empresas, incluindo as empresas sociais, e, no médio prazo, no reforço das capacidades dos serviços públicos de emprego, das redes de jovens empresários e da criação de melhores condições de trabalho e de proteção social, nomeadamente para os jovens “trabalhadores de plataformas eletrónicas”.