Cidadãos estrangeiros – Serviço de Tradução Telefónica

Na sequência de várias sinalizações relativamente ao aumento significativo de cidadãos estrangeiros nos serviços de atendimento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social (MTSSS) e às dificuldades sentidas pelos funcionários na comunicação com os mesmos, informamos da existência do Serviço de Tradução Telefónica (STT) disponibilizado pelo ACM – Alto Comissariado para as Migrações, através dos seguintes contactos: 808 257 257 (através da rede fixa) e/ou 218 106 191 (através da rede móvel).

O STT foi criado com o objetivo de ajudar a ultrapassar a barreira da língua – uma das grandes dificuldades sentidas pelos imigrantes na sua relação com os serviços em Portugal.

Este serviço de Tradução Telefónica fornece os meios que garantem, num formato de conferência telefónica, o esclarecimento em simultâneo entre o técnico da instituição, o tradutor e o imigrante. Está disponível de qualquer ponto do país, e no âmbito do contexto atual de emergência humanitária motivado pelo conflito armado entre a Rússia e a Ucrânia, desde 5 de março de 2022, que o STT passou a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 09h00 às 20h00, e ao sábado, das 09h00 às 17h00.

A tradução telefónica é garantida por 107 tradutores/intérpretes em 69 idiomas e dialetos.

Caso haja disponibilidade de tradutor, a ligação é estabelecida de imediato. Caso não haja disponibilidade de tradutor é agendado o serviço para uma hora compatível com a disponibilidade da bolsa de tradutores. Assim, sempre que possível é preferível agendar o serviço previamente.

Pode ser consultada mais informação AQUI.