Arranca em Portugal o Inquérito às Competências dos Adultos

É lançado em Portugal, durante este mês de janeiro, o Inquérito às Competências dos Adultos, o maior estudo das competências dos adultos realizado no nosso país e o primeiro a ser concretizado neste século. Na fase principal deste estudo serão inquiridos, nas diferentes regiões do país e ao longo do primeiro semestre de 2023, 5.000 adultos, com idades compreendidas entre os 16 e 65 anos de idade e escolhidos de um modo aleatório.

Este inquérito é realizado no quadro do Programa Internacional para a Avaliação das Competências dos Adultos (Programme for the International Assessment of Adult Competencies, PIAAC), um programa internacional multiciclo de avaliação das competências dos adultos promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e implementado por um consórcio internacional de entidades europeias e norte-americanas. Trata-se de uma iniciativa voltada para a assistência aos governos na avaliação, monitorização e análise do nível e da distribuição das competências dos adultos, apoiando o desenho de medidas de extensão do uso de competências em contextos diversos e favorecendo, por essa via, a qualificação dos recursos humanos, bem como a equidade no acesso e participação nos mercados de trabalho e a participação cultural e educativa, fator fundamental de promoção da coesão social e territorial.

Depois de um “1º Ciclo”, decorrido entre 2008 e 2013, com prolongamento em duas rondas adicionais de recolha de informação (realizadas, respetivamente, em 2014-2015 e 2017), o PIAAC observa nesta altura o desenvolvimento de um “2º Ciclo” (2018-2024). No primeiro ciclo, realizado em cerca de quatro dezenas de países, foram inquiridos cerca de 250.000 adultos, representando uma população de 815 milhões de adultos, estimando-se que, no presente segundo ciclo, haja um número semelhante de inquiridos. O Inquérito às Competências dos Adultos pretende aferir de forma comparada o nível e distribuição das competências dos adultos. O estudo recolhe informação sobre as competências exigidas nos contextos laborais, as trajetórias educativas e profissionais dos participantes e a sua capacidade para utilizar as tecnologias de informação e comunicação. Adicionalmente, o PIAAC realiza uma avaliação das competências cognitivas dos participantes, com o propósito de apreciar os respetivos níveis gerais de literacia, numeracia e capacidade de resolução de problemas em ambientes digitais.

Portugal esteve envolvido no início do “1º Ciclo” do PIAAC, mas abandonou este estudo antes da sua conclusão. Por essa razão, não dispomos hoje de informação essencial para a definição das políticas educativas e de desenvolvimento dos recursos humanos. Conscientes deste problema e para corresponder ao convite e ao desafio da OCDE para participar no 2.º Ciclo do PIAAC, os membros do Governo responsáveis pelas áreas da educação e do emprego criaram um Grupo de Projeto, coordenado por Luís Rothes e por João Queirós, ambos professores do Instituto Politécnico do Porto. A missão deste grupo é assegurar a coordenação e o desenvolvimento dos trabalhos previstos neste âmbito, contando, para esse efeito, com o apoio administrativo e financeiro da ANQEP, I.P. e o financiamento por parte do Programa Operacional de Assistência Técnica (POAT2020). Os trabalhos de terreno são realizados por uma equipa liderada pela Universidade Católica Portuguesa, selecionada para esse efeito através de um concurso público internacional.

Os selecionados, aleatoriamente, para as entrevista vão receber  uma carta de apresentação do projeto e com informação sobre as condições e características da sua participção.

A DGERT é uma das entidades que faz parte do Conselho Nacional de Acompanhamento do PIAAC.

Informações adicionais podem ser consultadas nas seguintes páginas:

site do Grupo de Projeto do PIAAC

site da UCP para o PIAAC

site da OECD

Fonte: Coordenação do PIAAC