Documentos sobre instrumentos

Documentos sobre instrumentos da educação e formação profissional.

Relativa ao Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) para a aprendizagem ao longo da vida, que revoga  a Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho, de 23 de abril de 2008.

 

Recomenda a utilização e desenvolvimento do Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade no Ensino e Formação Profissional (EQAVET).

 

Recomenda a criação do Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais (ECVET), com o objetivo de facilitar a transferência, o reconhecimento e a acumulação de resultados avaliados de aprendizagem a todos os cidadãos que desejem obter uma determinada qualificação.

 

Recomenda a criação do Quadro Europeu de Qualificações (QEQ) para a aprendizagem ao longo da vida, um quadro de referência comum que funciona como dispositivo de tradução entre sistemas de qualificações distintos e os respetivos níveis, no que respeita quer à educação geral e ao ensino superior, quer à educação e formação profissionais.

 

Institui um quadro comunitário único para alcançar a transparência das qualificações e competências, através da criação de um dossier pessoal e coordenado de documentos, designado Europass que os cidadãos podem utilizar numa base voluntária para melhor comunicarem e apresentarem as suas qualificações e competências em toda a Europa.