Vírus COVID-19 Coronavírus

ONU – relatório sobre as consequências socioeconómicas do novo coronavírus

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, publicou esta terça-feira um relatório sobre as consequências socioeconómicas do novo coronavírus.

O relatório “SHARED RESPONSIBILITY, GLOBAL SOLIDARITY: RESPONDING TO THE SOCIO-ECONOMIC IMPACTS OF COVID-19” descreve a velocidade e a escala do surto, a gravidade dos casos e a perturbação social e económica causada pela covid-19. O vírus já matou mais de 33 mil pessoas e infetou perto de 700 mil em 204 países e territórios.

O relatório afirma que não há tempo a perder para estabelecer “a resposta de saúde mais robusta e cooperativa que o mundo já viu.” Esse esforço deve ser liderado pela Organização Mundial da Saúde, OMS.

Ao mesmo tempo, existe uma “grande necessidade de colaboração científica” para encontrar uma vacina e medicamentos eficazes, com garantias de acesso universal.

O relatório destaca ainda a necessidade de uma abordagem centrada nas pessoas, com respeito pelos direitos humanos e inclusão, igualdade de género e dignidade para todos.

A pesquisa afirma que a epidemia pode “expor e exacerbar desigualdades existentes na sociedade” e mostra como os países podem apoiar trabalhadores, famílias e empresas.

Fonte: ONU