A Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT) é o serviço central do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que tem como missão apoiar a conceção das políticas de emprego, formação profissional, certificação das entidades formadoras, relações laborais e condições de trabalho, incluindo a segurança e saúde no trabalho, cabendo-lhe ainda a promoção do diálogo social, o acompanhamento das relações laborais e o fomento da contratação coletiva.
A DGERT visa consolidar-se como uma entidade de referência no acompanhamento das relações laborais e na prevenção de conflitos coletivos de trabalho, no apoio à definição de políticas públicas nas áreas das relações e condições de trabalho, do emprego e da formação profissional.
No desenvolvimento das suas atividades, adota os seguintes valores quanto à sociedade em geral e quanto à sua cultura organizacional:
Diálogo, Transparência, Confiança, Compromisso, Responsabilidade
Política de qualidade
A política de qualidade da DGERT é norteada pelos seguintes princípios básicos: clientes satisfeitos, colaboradores envolvidos, comunicação rigorosa e transparente e orientação para os resultados.
A prossecução das atribuições da DGERT deve, assim, aliar uma gestão eficaz e eficiente ao cumprimento dos objetivos definidos, à prestação de serviços de qualidade exemplar e à satisfação dos seus interlocutores.