20 de fevereiro: Dia Mundial da Justiça Social

O Dia Mundial da Justiça Social relembra-nos a necessidade de construir sociedades mais justas e equitativas. Este ano, a OIT assinalará a ocasião ano com uma série de eventos a realizar nas principais cidades do mundo, com a presença de oradores, de alto nível de todo o mundo do trabalho, para discutir como colocar a justiça social no centro das agendas políticas internacionais, regionais e nacionais.

A OIT lançou a campanha « O Caminho para a Justiça Social» (This Way to Social Justice) que apela a uma ação urgente para reduzir as desigualdades no mundo do trabalho, que constituem uma injustiça social importante e tangível, e continua a ter consequências humanas e económicas consideráveis.

Os elevados níveis de desigualdade, agravados por múltiplas crises em curso, têm um elevado custo humano e económico e ameaçam o já lento progresso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Os dados da OIT mostram que 4 mil milhões de pessoas estão privadas de proteção social, uma das melhores vias para sair da desigualdade; 453 milhões de pessoas que gostariam de trabalhar não conseguem encontrar emprego; e, 214 milhões de trabalhadores vivem com menos de 1,90 dólares por dia.

Alinhada com a estratégia abrangente e integrada da OIT para reduzir e prevenir as desigualdades no mundo do trabalho, esta campanha destaca áreas políticas cruciais onde esforços coordenados podem abrir caminho para sociedades mais justas.

Essas áreas essenciais são as seguintes:

  • a criação de empregos dignos
  • proteção social universal
  • educação e aprendizagem ao longo da vida para todos
  • proteção dos direitos dos trabalhadores
  • igualdade de género e não discriminação
  • globalização justa
  • transição justa para economias mais verdes

Convidamo-lo a juntar-se a este movimento e a fazer uma diferença significativa na busca global pela justiça social e por um mundo mais justo para todos.

Pode participar ativamente partilhando os materiais da campanha disponíveis no Trello usando a hashtag: #ThisWayToSocialJustice.

Fonte: OIT