OIT

347.ª sessão do Conselho de Administração da OIT

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho, inicia hoje os seus trabalhos.

O Diretor-Geral apresentará o seu relatório aos membros do CA, incluindo o que diz respeito à proposta para uma Coligação Global para a Justiça Social.

Na ordem do dia estarão questões acerca das próximas sessões da Conferência Internacional do Trabalho (CIT), a revisão da Estratégia Mundial de Segurança e Saúde, adotada na 91.ª sessão da CIT (2003) e a promoção de um ambiente de trabalho seguro e saudável enquanto novo princípio e direito fundamental. Será ainda examinado o atual formato das Reuniões Regionais.

Como parte das suas funções de supervisão, o CA irá rever relatórios sobre o Bangladesh, o Mianmar e a Venezuela. Finalmente, o CA irá examinar a evolução da situação à luz da resolução relativa à agressão da Federação Russa contra a Ucrânia e as opções para adoção de medidas ao abrigo do artigo 33.º da Constituição da OIT, e outras medidas, para assegurar o cumprimento pelo Governo da Bielorrússia das recomendações da Comissão de Inquérito.

O Conselho de Administração concluirá os seus trabalhos no dia 23 de março.

A Delegação Governamental Portuguesa, na qualidade de membro adjunto, conta com a participação da DGERT, nomeadamente com a participação da sua Diretora-Geral, Dra. Ana Couto de Olim, contando, ainda, com a presença de representantes da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).

De salientar, ainda, a participação de Catarina Tavares, da UGT, como membro adjunto do Grupo dos Trabalhadores.

Para mais informações aqui.