A OIT e a Responsabilidade Social das Empresas

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem tido um papel importante na promoção da Responsabilidade Social das Empresas (RSE) porquanto parte das iniciativas neste contexto, incluindo os códigos de conduta estão apoiados nos princípios constantes nas Normas Internacionais do Trabalho, desenvolvidas por aquela Organização.

Os dois principais instrumentos de referência da OIT relativamente à RSE são a Declaração da OIT sobre os Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho e a Declaração Tripartida de Princípios sobre Empresas Multinacionais e Política Social (“a Declaração sobre EM”).

No contexto do seu importante papel no apoio à promoção do diálogo entre governos, organizações de trabalhadores e de empregadores e na disponibilização de assistência e ferramentas para entender melhor a dimensão do trabalho na RSE, a OIT criou o ‘Helpdesk’ com o objetivo de fornecer aos constituintes e às empresas fácil acesso à informação, apoio, orientação e aconselhamento sobre a RSE e a aplicação das normas internacionais do trabalho.

Saiba mais informação sobre esta matéria acedendo aqui à publicação, agora disponibilizada em português pelo escritório da OIT em Lisboa.

Fonte: OIT Lisboa