A COVID-19 veio afetar de forma abrupta e repentina todas as atividades económicas e sociais a nível mundial. O ensino e a formação profissional (EFP) não foram exceção. No entanto, os diferentes sistemas de EFP foram afetados de formas distintas, quer quanto à forma como desenvolvem a formação no contexto das restrições sociais de distanciamento e de deslocação, quer no que respeita ao modo como se veem forçados a antecipar e a adaptar-se ao que poderá ser um mercado de trabalho significativamente diferente nos tempos mais próximos.
O confinamento obrigatório veio interromper as habituais práticas de aprendizagem em muitos países, quer em sala de aula, quer em contexto de trabalho, fazendo-as substituir por modalidades alternativas de aprendizagem a distância, quando possível.
Todavia, o confinamento foi particularmente disruptivo nas práticas de aprendizagem em contexto de trabalho, que foram, em boa parte, suspensas e/ou adiadas, impactando severamente na monitorização e avaliação de competências e, por conseguinte, na verificação e atribuição de qualificações académicas e profissionais.
Esta situação apresenta, a curto prazo, sérios desafios para professores, formadores e formandos. No entanto, também pode, a médio e longo prazo, transformar-se numa oportunidade para desenvolver sistemas de EFP mais fortes e mais resilientes, se forem feitas as escolhas certas: em particular, os operadores de EFP podem ser forçados a adotar inovações de sistema e de tecnologia que expandirão o ensino e a formação a distância, incluindo métodos e técnicas pedagógicas e de avaliação a distância ou alternativas.
Ao longo da crise pandémica, vários organismos internacionais promoveram um conjunto de iniciativas para melhor conhecer os impactos da pandemia nos sistemas de EFP, dando origem a um conjunto de reflexões e estudos que agora se partilham.
- CEDEFOP – European Centre for the Development of Vocational Training (2020, 15 abril), How are European countries managing apprenticeships to respond to the COVID – 19 crisis? (www.cedefop.europa.eu/files/cedefop_community_apprenticeship_experts_synthesis_how_are_european_countries_managing_apprenticeships_to_respond_to_the_coronavirus_crisis.pdf)
- CEDEFOP – European Centre for the Development of Vocational Training (2020, 4 junho), Digital gap during COVID-19 for VET learners at risk in Europe (www.cedefop.europa.eu/files/digital_gap_during_covid-19.pdf)
- CEDEFOP – European Centre for the Development of Vocational Training (2020, 16 junho), Portugal: responses to the COVID-19 outbreak (www.cedefop.europa.eu/en/news-and-press/news/portugal-responses-covid-19-outbreak)
- ETF – European Training Foundation (2020, 30 março), Coping with COVID-19: Mapping education and training responses to the health crisis in ETF partner countries (etf.europa.eu/sites/default/files/2020-04/mapping_covid_060420_0.pdf)
- ETF – European Training Foundation (2020, 15 abril), Coping with COVID-19: Mapping education and training responses to the health crisis in ETF partner countries (etf.europa.eu/sites/default/files/2020-04/mapping_covid_150420.pdf)
- ETF – European Training Foundation (2020, 5 maio), Coping with COVID-19: Mapping education and training responses to the health crisis in ETF partner countries (etf.europa.eu/sites/default/files/2020-05/mapping_covid_050520_3.pdf)
- ETF – European Training Foundation (2020, 29 maio), Coping with COVID-19: Mapping education and training responses to the health crisis in ETF partner countries (etf.europa.eu/sites/default/files/2020-05/mapping_covid_180520.pdf)
- ETF – European Training Foundation (2020, 12 junho), Mapping digital distance learning COVID – 19 (etf.europa.eu/sites/default/files/2020-06/mapping_covid_ddl_050620_1.pdf)
- OCDE – Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (2020, 1 abril), A framework to guide an education response to the COVID – 19 Pandemic of 2020 (https://read.oecd-ilibrary.org/view/?ref=126_126988-t63lxosohs&title=A-framework-to-guide-an-education-response-to-the-Covid-19-Pandemic-of-2020)
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (2020, 24 abril), ILO-UNESCO-WBG Joint Survey on Technical and Vocational Education and Training (TVET) and Skills Development during the time of COVID-19 (www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_emp/—emp_ent/documents/genericdocument/wcms_742817.pdf)
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (2020, 24 abril), Teaching Online during COVID-19: Resources for TVET Teachers and Trainers (www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_emp/—ifp_skills/documents/genericdocument/wcms_742674.pdf)
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (2020, 24 abril), Learning Online during COVID-19: Resources for Students/Apprentices/Learners/Trainees (www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_emp/—ifp_skills/documents/genericdocument/wcms_742673.pdf)
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (2020, 24 abril), Managing TVET during COVID-19: Resources for TVET Managers and Policy-Makers (www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_emp/—ifp_skills/documents/genericdocument/wcms_742672.pdf)
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (2020, 4 maio), Skills for Employment Policy Brief – Distance and Online Learning during the time of COVID-19 (www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—ed_emp/—ifp_skills/documents/publication/wcms_743485.pdf)
- OIT – Organização Internacional do Trabalho (2020, 2 junho), A COVID – 19 e o sector da educação (www.ilo.org/wcmsp5/groups/public/—europe/—ro-geneva/—ilo-lisbon/documents/publication/wcms_746836.pdf0)
- UNEVOC – International Centre for Technical and Vocational Education and Training (2020, 6 maio), UNESCO COVID-19 Education Response (https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373274)
- UNEVOC – International Centre for Technical and Vocational Education and Training (2020, 6 maio), VET in a time of crisis: Building foundations for resilient vocational education and training systems (https://unevoc.unesco.org/pub/vet_in_a_time_of_crisis__building_foundations_for_resilient_vocational_education_and_training_systems_-_oecd.pdf)