Vírus COVID-19 Coronavírus

A COVID-19 e o mundo do trabalho – Relatório do Secretário-Geral das Nações Unidas

Na passada sexta-feira, 19 de junho, o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, publicou um relatório sobre o Mundo do trabalho e a COVID-19.

Numa mensagem em vídeo, António Guterres afirma que “A pandemia da Covid-19 virou ao avesso o mundo do trabalho. Todos os trabalhadores, todos os negócios e todos os cantos do mundo foram afetados.”

O relatório alerta que muitas das pessoas que perderam os seus empregos e os seus meios de subsistência nos últimos meses, poderão não retornar ao mercado de trabalho tão cedo.

Nos setores mais afetados, são as mulheres as primeiras a perder o emprego e as últimas a retornar, ao mesmo tempo, são as que carregam um fardo maior com o aumento do trabalho não remunerado. As pessoas com deficiência e os jovens também têm maior probabilidade de enfrentar maiores dificuldades no regresso ao trabalho.

O Secretário-Geral encorajou uma atuação em três frentes:

  • providenciar de imediato apoio aos trabalhadores, empresas, empregos e rendimentos em risco;
  • dar maior atenção à saúde e às atividades económicas após a diminuição das medidas de confinamento, garantir locais de trabalho seguros e a proteção dos direitos de todas as pessoas;
  • promover uma recuperação centrada nas pessoas, sustentável e inclusiva que aproveite o potencial das novas tecnologias para criar empregos dignos para todos.

O Secretário-Geral afirmou ainda que “o mundo do trabalho não pode, e não deve, seguir sendo o mesmo depois desta crise. Chegou a hora de coordenar a ação global, regional e nacional para gerar trabalho digno para todos como base de uma recuperação verde, inclusiva e resiliente “.

Fonte: OIT

Neste âmbito, poderá ainda aceder à informação disponível sobre medidas excecionais e temporárias de resposta à epidemia COVID-19, adotadas por Portugal, na página web da DGERT em COVID-19 – Informação e Legislação.