OIT: 350.ª sessão do Conselho de Administração

O Conselho de Administração (CA) da Organização Internacional do Trabalho inicia hoje os seus trabalhos.

Na ordem do dia estarão questões sobre o funcionamento e a governança desta organização, os temas das próximas Conferências Internacionais do Trabalho (CIT), destacando-se, em particular, a discussão sobre a adoção de novos instrumentos internacionais, os planos de ação da OIT para a igualdade entre homens e mulheres, o “novo contrato social” e qual o papel da OIT na Cimeira Social de 2025. Será, igualmente, apresentado um ponto de situação sobre a Coligação Global para a Justiça Social, cujo lançamento oficial está previsto para junho deste ano, à margem da próxima CIT.

No quadro das suas funções de supervisão, o CA irá rever relatórios sobre diversos países, incluindo a Bielorrússia, Bangladesh, Mianmar, Nicarágua e Venezuela, para além de examinar a evolução da situação relativamente à resolução sobre a Ucrânia. Será também discutido o programa de cooperação para o desenvolvimento dos territórios árabes ocupados.

A Delegação Governamental de Portugal, na qualidade de membro adjunto, conta com a participação da Diretora-Geral da DGERT, Ana Couto de Olim, e de representantes da Missão Permanente de Portugal junto dos Organismos e Organizações Internacionais das Nações Unidas (NUOI).

De salientar, ainda, a participação de Catarina Tavares, da UGT, como membro adjunto do Grupo dos Trabalhadores.

Para mais informações aqui.